Representantes de todos os segmentos sociais de Arraias e região compareceram à abertura do Fórum Regional de Cultura na sede do museu local, na noite desta sexta feira, 13, na Estação Arraias da Flit – Feira Literária Internacional do Tocantins.A abertura e apresentação do evento foi feita pelo presidente do Conselho Estadual de Cultura Cláudio Nogueira. Representando a secretária da Cultura Kátia Rocha, o superintendente do Patrimônio Histórico Material e Imaterial do Tocantins Antônio Miranda explicou aos presentes qual é a proposta dos governos estadual e federal com a realização dos Fóruns Regionais de Cultura, que percorrerão todos os 139 municípios do Estado ouvindo a comunidade, registrando sugestões, propostas e necessidades do setor cultural, para se formatar o Plano Estadual de Cultura que, em parceria e sob a orientação do governo federal através do MinC – Ministério da Cultura, norteará as ações e políticas públicas de Cultura para os próximos dez anos. Miranda lembrou que Arraias é uma das cidades mais antigas do Estado, com uma tradição cultural rica herdada ainda do desbravamento do norte do Brasil.
Em discurso na abertura do Fórum de Arraias o prefeito do município Antônio Gentil chamou atenção para manifestações culturais locais já consolidadas no calendário, como o carnaval tradicional com o entrudo, as comemorações do aniversário da cidade, em 1º de agosto e a romaria de Nossa Senhora dos Remédios, no mês de setembro.
De acordo com o mestre Fumaça, capoeirista que na ocasião representou a classe artística regional, “é preciso que nós nos manifestemos, apresentemos propostas e sugestões, para que, depois, tenhamos o direito de cobrar as políticas para a Cultura”, afirmou Fumaça.
Entre outros representantes da comunidade regional, compareceram à abertura do Fórum em Arraias a secretária Municipal de Arraias Izabella de Almeida, a líder da comunidade quilombola Lagoa da Pedra Helena Ferreira da Silva, a diretora de Cultura de Almas Marinez José Gonçalves, o diretor do Campus da universidade Federal do Tocantins em Arraias Idemar Vizolli, lideranças religiosas de diversas denominações, estudantes e público em geral. Após a formação dos grupos técnicos de trabalho, os trabalhos prosseguem durante todo o dia neste sábado, 14, sob a coordenação do presidente do Conselho Estadual de Cultura Cláudio Nogueira.(Da assessoria)
Comentários (0)