Acusado de poluir ribeirão, Atacadão diz que estação funcionará nesta sexta

O Atacadão, do Grupo Carrefour, instalado em Palmas, acusado de estar poluindo as águas do córrego Tiúba com resíduos líquidos, anunciou através de representante ao Site RT que a partir desta sexta-feira, 14, uma estação de tratamento entrará em func...

Começa a funcionar nesta sexta-feira, 14, uma estação de tratamento de resíduos líquidos nas proximidades do Atacadão. A informação foi dada na tarde desta quinta-feira ao Site Roberta Tum por Gutierres Junior, Coordenador da Construtora Metron Ltda, que falou em nome do Supermercado Atacadão. Ele afirma que desde o início das obras já existia este problema no local, devido ao fato de uma estação de tratamento desativada, a qual recebia os dejetos do Rodoshoping e da Rodoviária da capital, não mais os estaria absorvendo.

Ainda segundo ele, a empresa foi autorizada pela Secretaria de Meio Ambiente do Município, órgão competente, a fazer a remoção desta estação, e a instalação de fossa filtro no local que comportaria os resíduos sólidos.

Questionado sobre os resíduos líquidos produzidos pela empresa, ele afirma que no período de implatação até esta semana, quando começa a funcionar a estação, eles estariam sendo despejados no córrego, e que estes resíduos são menos impactantes ao meio ambiente. Os resíduos sólidos tem sido recolhidos recolhidos pela Saneatins.

Junior, também informou  que foi feito um pedido para instalação de uma estação de tratamento no local, ficando a empresa comprometida a pagar 50% do valor da obra, e outra parte correria por conta da Saneatins. O custo da obra esta avaliado em torno de R$ 250 mil segundo ele, e que ela deve entrar em funcionamento nesta sexta, 14.

Entenda a denúncia

Chacareiros que vivem no entorno do local e necessitam da água para irrigar suas plantações, tomar banho e até para beber denunciam a poluição que diminui a qualidade de vida das pessoas que utilizam o córrego para sobreviver. Dois macacos foram encontrados mortos as margens do rio sob suspeita de contaminação.

Apoiados pelo vereador Bismarque do Movimento, os Movimentos Sociais, dentre eles o Centro de Direitos Humanos e Meio Ambiente, anunciaram que protocolariam nesta quinta, 13, no Ministério Público Estadual uma solicitação ao órgão para que apure a responsabilidade do Supermercado Atacadão, pertencente a rede Carrefour, sobre a poluição do Córrego Itiúba em Palmas.

 

Comentários (0)