A corrida para o Paço de Xambioá já iniciou e o vereador, José Raimundo Nunes Filho, mais conhecido como vereador Nunes (PMDB), é o pré-candidato peemedebista no município. Segundo informou Nunes, a sigla já acertou o apoio a sua pré-candidatura com o Partido Progressista (PP). “Já tenho o apoio, acertado a nível estadual, com o PP”, informou.
Nunes destacou que quanto aos partidos da oposição ao Governo do Estado, tem conversado, mas, além do PP não há apoio oficializado com nenhum outro. “Estamos buscando a união da oposição para formação de um bloco forte para concorrer nestas eleições”, informou.
Já o secretário Geral do PP no Estado, Robson Ferreira, confirmou a possibilidade de fazer aliança e afirmou que há uma conversa entre Nunes e a direção estadual, mas não há acordo estabelecido. “Há sim um indicativo para caminhar junto com o Nunes e abraçar o seu projeto de governo para Xambioá, mas nada foi definido ainda”, informou Ferreira que lamentou não ter um candidato forte do próprio partido para a pré-candidatura.
Palito reforça apoio a Silvia do PSDB
Em contrapartida, o deputado progressista Raimundo Palito se reuniu com o presidente regional do PSDB, Ernani Siqueira e com a pré-candidata da sigla ao Paço de Xambioá, Silvia do Dr. João.
Na oportunidade, Palito declarou o seu apoio à indicação do PSDB. “Entendo que Xambioá precisa de uma grande reestruturação. A nossa proposta inicial era estudar o quadro, antes de lançar alguém. Mas há tempos venho estudando, e hoje considero a Silvia bem preparada para ajudar a nossa cidade”, informou o parlamentar.
Independência
Diante do anúncio de Palito em apoiar a pré-candidata do PSDB, a equipe do Site Roberta Tum questionou ao diretório estadual sobre a atitude do parlamentar e o secretário geral informou que “Palito tem tido uma atitude de independência e vem discutindo com pessoas alheias ao PP”, destacou.
“O deputado Palito nem sempre está em harmonia com o partido e não consigo lembrar em que local estejamos em sintonia”, informou Ferreira ao destacar que não há conseqüências dentro do partido a não ser “um incômodo por parte das lideranças e o sentimento de lamento”.
Com aval do presidente
Sobre o assunto, o deputado Raimundo Palito informou que quando ele tomou a atitude de compor com a base do governo na Assembléia, o presidente regional do PP, deputado Lázaro Botelho, deu liberdade para a decisão. “O Lázaro me deu toda a liberdade de caminhar com o governo e com relação às prefeituras não foi diferente. Tenho a liberdade de coligar com quem eu achar conveniente”, informou o deputado ao destacar que tem o aval de Botelho e segue o que foi conversado.
Possibilidade de união
Mesmo como as divergências, um importante ponto abordado pelos progressistas Robson Ferreira e Raimundo Palito foi a decisão de se compor um bloco que seja oposição à atual gestão de Xambioá. Durante a entrevista, o secretário do PP ressaltou que o partido, a nível estadual, ainda está na fase de diálogo com os pretensos pré-candidatos no município e que há uma articulação para a formação da chapa proporcional para só então tratar da majoritária.
O deputado Palito, também salientou que está em processo de conversa e destacou que “cada município tem uma história diferente”. Na ocasião Palito destacou também que não há nada fechado e que a possibilidade de se fechar um grande bloco em Xambioá existe. “A única certeza que eu tenho é que o PP não coliga com a Dona Ione (ex PP e agora PSD)”, informou o deputado ao destacar que tem conversado com todos os partidos.
Comentários (0)