Foi adiada para terça-feira, 23, a vinda do presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) ao Tocantins. Lula vem ao Estado para inaugurar em Tupirama, na região Noroeste do Estado, o pátio multimodal e o trecho da Ferrovia Norte-Sul entre os municípios de Tupirama e Colinas. A visita do presidente estava marcada anteriormente para segunda-feira, 22.
Segundo o presidente regional do PT, Donizete Nogueira, o Lula deve desembarcar em Palmas por volta das 11 horas. “Nós vamos recebê-lo em Guaraí”, adiantou.
Agenda administrativa
Donizete revelou ao Site Roberta Tum que a agenda do presidente Lula no Tocantins é uma agenda administrativa e não estão previstas discussões políticas. “A agenda é administrativa, ele deve retornar na terça mesmo. O presidente visita Guaraí e vai embora”, afirmou o presidente regional do PT.
Itinerário
Lula desembarcará em Palmas acompanhado pelo governador, Carlos Henrique Gaguim, e segue de helicóptero para o pátio multimodal de Porto Nacional, onde fará um sobrevôo da obra. Depois segue para o município de Tupirama, de onde percorre cerca de 14 km de trem até o pátio multimodal de Guaraí.
A obra
Para construir o trecho de 122 km entre Colinas e Guaraí, que vai do córrego Riacho Fundo, a 10 km ao sul do Pátio de Colinas ao Ribeirão Tabocão, a 16 km ao sul do pátio de Guaraí, foram investidos R$ 384 milhões, oriundos do orçamento da União e do processo de subconcessão do trecho de 720 km entre Açailândia (MA) e Palmas, cujo leilão foi vencido pela Companhia Vale do Rio Doce.
Atualmente, o Tocantins conta com 253 quilômetros de trilhos instalados nos trechos Aguiarnópolis-Araguaína, num total de 153 quilômetros, e Araguaína-Colinas com outros 100 quilômetros. A previsão é de que a conclusão da obra no Estado aconteça em outubro deste ano, com a inauguração de mais quatro trechos, incluindo o que será entregue nesta segunda-feira por Lula e Carlos Gaguim. (Com informações da Secom)
Comentários (0)