Agnolin aponta importância de investimentos que o Tocantins receberá através do programa Viver Sem Limites

O deputado Ângelo Agnolin (PDT) enumerou as principais ações do programa "Viver Sem Limites". Conforme Agnolin, o Tocantins está entre os Estados que serão beneficiados com investimentos em áreas como educação, saúde, transporte, inclusão s...

Ao fazer uso da tribuna na Câmara dos Deputados, nesta terça-feira, 17, o deputado federal Ângelo Agnolin (PDT), enumerou as principais ações do programa “Viver Sem Limites”; plano do Governo Federal voltado para as pessoas com deficiência. Conforme anunciou o parlamentar, o Tocantins está entre os Estados que serão beneficiados com investimentos em áreas como educação, saúde, transporte, inclusão social, moradia, acessibilidade, ciência e tecnologia. O Governo prevê investimentos na ordem de 7,6 bilhões de reais até 2014.

Já nesta quarta-feira, 18, em contato com a Secretaria de Direitos Humanos da Presidência da República, pasta que coordena as ações, Agnolin recebeu a confirmação deque o lançamento do programa no Estado já está sendo organizado pelo órgão e que a data será divulgada nos próximos dias.

Conforme disse Agnolin, a meta do programa é inserir 378 mil pessoas com deficiência na rede pública de ensino, adaptar 42 mil escolas para receberem esses alunos, adquirir 2,6 mil ônibus adaptados para o transporte escolar nos municípios, atualizar e implantar salas multifuncionais e contratar tradutores e intérpretes de libras (linguagem de sinais) para as escolas.

Na área de saúde, as ações envolvem protocolos clínicos e diretrizes terapêuticas no Sistema Único de Saúde (Sus); qualificação da rede de habilitação e reabilitação; criação de centros de saúde com veículos acessíveis; qualificação e criação de oficinas de órteses e próteses; qualificação de centros odontológicos e centros cirúrgicos especializados além de 1,2 milhão de moradias adaptadas para cadeirantes.

Para a geração de oportunidades, centros tecnológicos formarão instrutores e treinadores de cães-guia para cegos, e serão abertas linhas especiais de microcrédito para pessoas portadoras de deficiência. “Esse programa que é visto pelo Palácio do Planalto como ‘xodó’ da presidenta Dilma será vista em meu Estado, sem dúvida,como uma injeção de ânimo e coragem, inclusive, a milhares de pessoas que sonham “viver sem limites” e com autonomia” pronunciou Agnolin. Para o deputado, “um Estado como o Tocantins que passa por um processo profundo de transformação, necessita da força e do talento de todos os tocantinenses – sem exceção – para cumprir a sua função histórica de ser um Estado acolhedor e capaz de vencer desafios” disse.

Ao finalizar seu pronunciamento agradecendo a sensibilidade da presidente Dilma Rousseff, Agnolin fez questão de, em nome da APAE-Tocantins, saudar as instituições que mantém projetos voltados a pessoa com deficiência. “Pessoas que realizam um trabalho incansável através do cuidado e atenção que dão às crianças com deficiência; instituições que eu gostaria muito que continuassem nos auxiliando, pois são verdadeiros embriões desse projeto” finalizou.

Dados do IBGE revelam que 178.614 tocantinenses possuem algum tipo de deficiência; resultados desse mesmo censo dão conta da existência de 45 milhões brasileiros portadores de alguma necessidade especial. (Ascom)

Comentários (0)