Alunos da Ulbra perdem Bolsa Universitária: instituição não recebeu dívida do Estado

Os acadêmicos do Ceulp/Ulbra estão sem acesso ao programa Bolsa Universitária, da Sejuv neste primeiro semestre de 2010. O motivo, confirmado pela direção do Centro Universitário Luterano de Palmas é uma dívida da Secretária Estadual de Juventude no ...

O Centro Universitário Luterano de Palmas – Ceulp/Ulbra confirmou ao Site Roberta Tum, que os acadêmicos da insituição estão prejudicados no começo deste ano pela falta de convênio entre a instituição e a  Secretária Estadual de Juventude – Sejuv. O motivo é que o governo do Estado ainda tem uma dívida de R$ 198 mil com a instituição, referente ao pagamento do programa Bolsa Universitária de 68 alunos, do ano de 2008. Pela falta do pagamento  a instituição não renovou o contrato, deixando os alunos sem o benefício.

Segundo informações da direção do Ceulp/Ulbra a instituição mantinha um convênio com a secretaria desde o segundo semestre de 2006, onde atendeu 116 alunos. Mas no ano de 2008 houve uma irregularidade no pagamento o que levou a instituição a não renovar o contrato em 2009.

“Nós não renovamos o contrato porque existe um débito da gestão passada que não foi quitado. A dívida tem mais de um ano e meio. Nós temos gastos e estamos sem condições financeiras de bancarmos o lançamento da bolsa já que a Ulbra passa por uma crise financeira”, explicou a assessoria da direção da instituição.

Negociação

“O pessoal da Secretaria da Juventude chegou agendar por duas vezes conosco, para conversarmos, mas não compareceram”, informou a direção da instituição que complementa que a Sejuv reconhece a dívida e já teria entrado em contato para negociar o pagamento, mas o que não foi feito até o momento.

Outros convênios

O Ceulp/Ulbra informou que mantém outros convênios para custear as mensalidades de alunos carentes. “Nós também somos parceiros em outros programas governamentais, como: Proeducar, Fies e Prouni. Sendo que com o Proeducar, programa da (Secretaria Estadual de Ciências e Tecnologia) nós não temos nenhum problema”, informou.

Entenda o caso

Segundo informações apuradas pelo Site RT, no ano de 2008, a secretária estadual de Juventude na época gerida por Ricardo Ayres, alegou um erro no processo de pagamento da bolsa, o que teria cancelado a documentação para gerar outro processo. Entre um procedimento e outro, o gestor da pasta teria deixado o cargo, devido à cassação do ex-governador Marcelo Miranda (PMDB).  Sem documentação, a nova gestão não teria como formalizar o pagamento ao Ceulp/Ulbra, que estaria desde então sem receber o valor das bolsas referente ao ano de 2008.

Comentários (0)