Alunos transferidos continuarão pagando mensalidades

Segundo informações da assessoria de comunicação da Unitins na manhã desta segunda-feira, 4, ao Site Roberta Tum, os alunos que serão transferidos para outras instituições de ensino à distância pela Unitins deverão continuar pagando mensalidades. O e...

Os alunos da Fundação Universidade do Tocantins (Unitins), que deixarem a instituição – conforme Termo de Ajustamento de Conduta firmado com o Ministério da Educação (Mec) – continuarão a pagar mensalidades. A informação veio da assessoria de Comunicação da Unitins na manhã desta segunda-feira, 4, ao Site Roberta Tum.

Conforme anunciado pela Unitins, na semana passada, os acadêmicos da entidade devem migrar para outra instituição que ofereça os cursos oferecidos atualmente na modalidade educação à distância (EAD).

Ainda nesta semana a Unitins divulga o edital para as universidades que se interessarem por assumir a responsabilidade por seus mais de 92 mil alunos. Em junho será divulgado, para os estudantes, quais empresas querem participar do processo e quais as opções de transferência.

O grupo “residual”, que não conseguir se transferir, de acordo com a Assessoria de Imprensa da Unitins, ficará na própria Universidade, este grupo também pagará mensalidades.

Na atual estrutura de EAD, as tele-salas não pertencem à universidade tocantinense, com a migração, a entidade espera manter parcerias, visto que a Unitins não dispõe de estrutura para oferecer as aulas. As novas prestadoras de serviço também precisarão ter sua própria estrutura ou firmar parcerias com quem tenha.

Os custos das mensalidades devem ficar na mesma faixa de valor, tanto para os que forem para outras instituições de ensino superior em EAD quanto para os que ficarem na Unitins. Todo esse processo de transferência deverá ser concluído até o mês de agosto, quando os estudantes já não estarão mais na universidade tocantinense. Este semestre será concluído com a Unitins, o próximo com as novas empresas.

Nova instituição

A transferência em massa, feita pela Unitins, é o primeiro passo para a constituição de uma nova Universidade. De acordo com o Termo de Ajustamento de Conduta (TAC), assinado pela instituição, o Ministério Público Federal (MPF) e o Mec, após a saída deste estudantes, que continuarão a pagar mensalidades, os novos cursos, oferecidos aos próximos egressos, serão gratuitos.

A nova Unitins pretende oferecer cursos na modalidade educação à distância e também presenciais, todos gratuitos. Quais cursos serão oferecidos, em que lugares, e o modelo de ensino, só será definido quando o novo estatuto da Unitins estiver pronto, a data para isso ocorrer ainda não existe. A área de abrangência ainda não está definida, porém, a nova Unitins ficará restrita ao Tocantins e a Estados vizinhos.

Comentários (0)