Alvos de denúncias do MPE, prefeitos de São Félix e Dois Irmãos negam irregularidades e dizem aguardar notificação

O Site Roberta Tum entrou em contato, na manhã desta sexta-feira, 18, com os prefeitos de São Félix e Dois Irmãos para se manifestarem sobre as denuncias protocoladas pelo Ministério Público Estadual junto ao Tribunal de Justiça. Os prefeitos ainda n...

Após o Ministério Público Estadual (MPE) protocolar denúncias no Tribunal de Justiça contra nove prefeitos do Tocantins, sendo que dois deles tiveram também o pedido de afastamento protocolado, o Site Roberta Tum tentou contato com os gestores para saber a posição dos mesmos sobre as denúncias. No município de São Félix do Tocantins, o prefeito Jânio Silva Mendonça e outras quatro pessoas foram denunciadas por diversas irregularidades envolvendo o dinheiro do Município. O MPE pediu o afastamento do prefeito.

Em entrevista ao Site RT, Jânio Mendonça disse que ainda não foi notificado e se disse surpreso com a denúncia. “A gente fica muito chateado e surpreso com tudo isso, mas eu espero ser notificado para me manifestar mais claramente”, disse o prefeito. Ele explicou que o processo refere-se a situações ocorridas em 2007. “Eu fiquei surpreso com a decisão do MPE até porque já fui afastado anteriormente pelo mesmo assunto e voltei a Prefeitura por meio de uma liminar”, contou Mendonça.

O prefeito negou o desvio de dinheiro. “Avalio que a gente foi desastroso e inábil, mas eu não admito que se fale que houve desvio de dinheiro. Quem me conhece, conhece a realidade de São Félix, sabe a verdade e de tudo o que se passa. Eu não me escondo e sempre que me questionarem sobre isso, eu vou falar”, concluiu o prefeito.

Já no município de Dois Irmãos foram detectadas diversas irregularidades. Medicamentos e outros materiais teriam sido comprados sem licitação. O prefeito, João Carlos Botelho Martins negou as irregularidades e disse estar tranqüilo. “Eu tenho a consciência tranquila de que todos os recursos foram aplicados a favor do município. O que eu tenho lá é o que geralmente todos os municípios tem. Tudo o que foi comprado são coisas que precisavam ser compradas na hora e não podiam esperar 30 dias de uma licitação”, explicou o prefeito.

Sobre a denúncia de crime ambiental contra o prefeito de Gurupi, Alexandre Abdala, a assessoria de comunicação da Prefeitura informou por meio de nota que "a prefeitura Municipal não recebeu, até a presente data, nenhuma intimação por parte do judiciário tocantinense, a respeito deste assunto. Portanto, sem ter acesso ao conteúdo da denúncia, a prefeitura de Gurupi não tem como falar sobre a mesma, e que só se pronunciará, oficialmente, após a devida e regular intimação".

Outros prefeitos

O Site Roberta Tum tentou entrar em contato com os demais prefeitos, mas os outros não foram localizados para falar sobre as denúncias do MPE. Entre os gestores denunciados pelo MPE estão os prefeitos de Crixás, São Félix, São Salvador, Dois Irmãos, Piraquê, Goiatins, Brasilândia e Luzinópolis. O prefeito de Piraquê está preso desde o início de agosto e o prefeito de Goiatins foi afastado do cargo pela Câmara Municipal nesta semana, sob acusação de estar atrapalhando os trabalhos da Comissão Parlamentar de Inquérito (CPI) instaurada pelos vereadores para investigar um suposto esquema de desvio de dinheiro público por meio de notas frias.

Comentários (0)