Anac libera funcionamento do aeroporto de Araguaína: Halum comemora e diz que operação viabiliza desenvolvimento da cidade

Após meses de espera, o aeroporto de Araguaína teve sua operação liberada pela Anac. O deputado Cesar Halum (PSD), comemorou a decisão e informou que se sente aliviado. Ao site Roberta Tum, o deputado destacou que o pleno funcionamento do aeroporto v...

A Secretaria de Infraestruta, por meio de sua assessoria, informou que o aeroporto de Araguaína teve a liberação para funcionamento autorizada nesta terça-feira, 9. Segundo as informações, a Agência Nacional de Aviação Civil autorizou o pedido de liberação protocolado pela Seinfra. A ação teve participação do deputado Cesar Halum (PSD/TO) que pressionou a Agência para que os entraves fossem resolvidos

Ao Site Roberta Tum, Halum informou que se sente aliviado com a decisão de liberação pela Anac. “Esta é uma questão que se arrasta já há muitos meses e agora com a liberação me sinto aliviado e satisfeito”, destacou.

Atraso na liberação

Segundo informou Halum, o atraso na liberação do aeroporto não era para ter acontecido. Entre um dos motivos, ele citou a liberação dos recursos em período chuvoso. “A liberação do dinheiro aconteceu em um período ruim, de chuva”, informou ao lembrar que a verba foi liberada em setembro do ano passado.

Quando ficou pronta a Anac constatou uma diferença na macrotextura do revestimento asfáltico da pista, o que poderia, segundo a Anac, colocar em risco a segurança em períodos chuvosos tendo em vista a aderência entre pneu e pavimento. “Contrataram uma empresa para verificar e demoraram 40 dias para efetuar o serviço”, destacou o deputado.

Na ocasião, Halum destacou que antes da reforma a pista tinha 1500 metros e o asfalto era cheio de rachaduras. “Ficamos tristes porque após a reforma com 1800 metros de pista e o asfalto revitalizado, não foi possível colocar o aeroporto em funcionamento. Mas agora estamos felizes que a situação foi resolvida e o aeroporto vai voltar a operar”, contou.

Cidade polo

O deputado Cesar Halum destacou ainda que o seu trabalho não está finalizado com a decisão da Anac. “Vou trabalhar agora no desenvolvimento do aeroporto”, informou ao destacar a necessidade de iluminação da pista para a implantação de voos noturnos e da torre de controle.

“Araguaína é um polo de desenvolvimento do Estado. Tem uma economia forte e um aeroporto em boas condições leva mais investimentos para a região”, destacou ao informar que o crescimento da cidade é de mais de 7 % ao ano. “Temos que preparar para receber os novos investidores”, ressaltou.

Previsão de funcionamento

Quanto à previsão de retorno das atividades do Aeroporto, a Seinfra informou que uma equipe técnica da Secretaria deve se deslocar para a cidade a fim de providenciar a retomada das atividades. Quanto ao prazo que o aeroporto volte a funcionar, a expectativa é para a próxima semana já que alguns ajustes burocráticos ainda precisam ser efetuados.

Comentários (0)