Ao firmar convênio de implantação de sistema no Igeprev, governador diz que recursos devem ser geridos de acordo com o interesse público

O Governo do Estado firmou convênio nesta manhã com o Ministério da Previdência Social, para a implantação do Siprev - Sistema Previdenciário de Gestão de Regimes Próprios de Previdência Social no Tocantins. O sistema vai possibilitar o cruzamento de...

No final da manhã desta sexta-feira, 6, o governador Siqueira Campos (PSDB) assinou convênio com o Ministério da Previdência Social para implantação no Tocantins do Siprev – Sistema Previdenciário de Gestão de Regimes Próprios de Previdência Social.

Durante a assinatura o governador enfatizou que a gestão dos recursos da previdência deve ser feita de acordo com o interesse público: “o dinheiro não é da viúva, é do povo”, frisou o governador, que lembrou que ao assumir o governo o Instituto de Gestão Previdenciária do Estado do Tocantins – Igeprev, tinha graves problemas. “Ainda não resolvemos tudo, mas vamos resolver”, garantiu Siqueira.

O governador garantiu ainda ao Ministério do Planejamento apoio a todas as ações que tenham como objetivo a defesa do patrimônio público. “Podem contar conosco”, afirmou.

Na ocasião o presidente do Igeprev, Gustavo Furtado, lembrou que a instalação do novo sistema vai reforçar os mecanismos de proteção do patrimônio da previdência, impedindo assim que recursos sejam desviados. “Estes recursos poderão ser alocados em outras áreas, como a saúde e educação”, lembrou Furtado.

O secretário de Políticas de Previdência Social, Leonardo José Rolim Guimarães, que representou o Ministro da Previdência, enfatizou que a implantação do sistema, que até o final do ano deve alcançar a todo país, é mais uma forma de se impedir fraudes e desvios. Segundo o secretário, em relação a outros estados, o Tocantins tem se destacado no que diz respeito as atividades previdenciária.

Siprev/Gestão

O Siprev/Gestão é um programa de software público, brasileiro e gratuito, que tem por finalidade gerenciar todas as questões previdenciárias dos institutos e garantir maior interação e integração entre União e entes federativos. O sistema será implantado em todo país, sendo que a previsão é que até o fim do primeiro semestre do próximo ano o sistema esteja em pleno funcionamento. Por meio do sistema o entes federativos e a União poderão cruzar dados, evitando fraudes, como por exemplo, o acumulações indevidas.

Presentes

Estiveram presentes à solenidade autoridades do – Tribunal de Justiça, Tribunal de Contas, Ministério Público Estadual, Assembleia Legislativa, Procuradoria Geral do Estado, Controladoria Geral do Estado, Defensoria Pública Estadual, Secretaria do Planejamento e Secretaria da Administração. Pelo MPS estiveram presentes, além do secretário Leonardo Rolim, o Diretor do Departamento dos Regimes de Previdência no Serviço Público, Otoni Gonçalves Guimarães e a Coordenadora-Geral de Banco de Dados Específicos para Servidores Públicos, Nancy Abadia de Andrade Ramos.

Comentários (0)