Na noite desta quinta-feira, 22, o presidente regional do Partido Verde e pré-candidato a prefeito de Palmas, deputado Marcelo Lelis (PV), assinou oficialmente a carta compromisso do Programa Cidades Sustentáveis. O evento contou com a presença da senadora Kátia Abreu (PSD), representantes do programa, lideranças do partido, filiados e simpatizantes.
Em seu discurso, Lelis ressaltou a importância do ato de assinar a carta no Dia Mundial da Água. “Essa data marca uma nova caminhada que traz a responsabilidade do compromisso de formular uma proposta clara com a população”, afirmou. O pré- candidato informou ainda que o próximo passo é visitar as quadras, ouvir a população, reunir os moradores rurais e todos os segmentos palmenses para exercício das boas práticas e de todas as ações que o programa propõe.
Propostas a população
Ao Site Roberta Tum, o deputado ressaltou que cuidar do meio ambiente faz parte dos seus objetivos como cidadão e o compromisso com a sociedade em colocar em prática as medidas propostas pelo programa não é promessa de campanha. “Sempre foi uma preocupação e é esse nosso maior compromisso, tanto meu como do partido de cuidar do meio ambiente. Muitos trabalhos já são realizados e essa carta apenas vem formalizar tal responsabilidade”, informou.
Na ocasião, o pré-candidato destacou a beleza dos bens naturais de Palmas, cachoeiras, serras e lago e apontou a necessidade de preservação para manter a identidade da Capital. “Temos uma cidade planejada, de grandes áreas verdes e precisamos mudar. A população pede mudanças. Temos uma cidade linda, rica em belezas naturais e essa é a nossa identidade”, ressaltou.
Necessidades
O deputado também afirmou que os cuidados que a população precisa, além da sustentabilidade do meio ambiente, estão relacionados à segurança, boas condições de vida e saúde pública. Lelis chamou atenção à crise da saúde no Estado, em destaque o pronto socorro do Hospital Geral de Palmas-HGP, que comparou ao clima de guerra e cobrou hospitais do município para o atendimento de urgências e emergências.
“Ao entrar no HGP sentimos um clima de guerra no pronto socorro e logo sentimos um clima de paz na internação, eu acredito que a falta de Unidades de Saúde, que é obrigação do município, no atendimento de urgência e emergência é a causa. O acúmulo no pronto socorro do HGP agrava a situação”, explicou.
Aguardando liberação
Ao Site RT, Lelis explicou que estuda um meio se licenciar da Assembléia, uma vez que existe impedimento legal para retirada de licença por interesse particular. “Estamos estudando um meio para tomar essa medida, pois a licença que eu quero tirar é diferente do outro modelo, no caso da licença médica. Nesta modalidade de interesse particular posso ficar ausente no prazo de 120 dias, por isso acredito que devo sair em maio e ficar até outubro que é esse nosso período de campanha”, informou.
Kátia apóia ação
A equipe do Site Roberta Tum ouviu a senadora Kátia Abreu que ressaltou a importância do ato do pré-candidato. “O ato do deputado Marcelo Lelis é importante para que Palmas não se perca, o futuro é agora não se permite mais erro por falta de conhecimento. É fato que o homem causa impactos ao meio em que vive e com certeza isso não tem como evitar, o que temos que fazer é amenizar esses impactos. Não adianta querer consertar um erro depois dele não ter mais jeito, por isso existe a ciência, a tecnologia, pesquisas e tantos estudos que podemos nos apoiar para cuidar da nossa cidade”, afirmou.
Durante o evento George Winnik, membro da Rede Nossa São Paulo e representante do Programa Cidades Sustentáveis fez uma palestra apresentando o que é o programa, as condições e os benefícios existentes. Em seu discurso, Winnik alertou das conseqüências do aquecimento global, apresentou exemplos de cidades que adotaram o programa e os resultados obtidos.
Participaram do encontro o deputado federal pelo Estado de São Paulo, José Paulo Tóffano, representando a Fundação Verde Herbert Daniel, bem como o deputado estadual pelo Estado de Minas Gerais, Ovídio Teixeira. Pré-candidatos pelo PV do interior do Estado, membros do partido, autoridades federais e estaduais e filiados. (Thaise Marques)
Comentários (0)