Ao ministro, governador solicita ampliação da área de atuação do Mais Educação e destaca desejo de trazer projetos inovadores para o Tocantins

Em reunião com o ministro Aluísio Mercadante, o governador Siqueira Campos reivindicou a ampliação da área de atuação do projeto Mais Educação e colocou o Tocantins à disposição do Ministério da Educação para a implantação de projetos inovadores do G...

O Governador Siqueira Campos colocou o Estado do Tocantins à disposição do Ministério da Educação para a implantação de projetos inovadores do Governo Federal, em audiência na manhã desta quarta-feira, 25, com o ministro Aluísio Mercadante. O Governador esteve acompanhado do secretário da Educação, Danilo Melo. Na ocasião o ministro confirmou sua participação como palestrante na Feira Literária Internacional do Tocantins (FLIT), em julho próximo. “O Tocantins é um grande laboratório para novos projetos, em todas as áreas, especialmente as tecnológica e educacional. Em nosso Estado as pessoas gostam de participar de novos desafios”, disse o Governador após a audiência.

O ministro foi receptivo às reivindicações do Tocantins, que pretende ampliar a área de atuação do projeto Mais Educação, prevendo a oferta da jornada escolar ampliada com a promoção de atividades para melhoria do ambiente escolar, tendo como base estudos desenvolvidos pelo Fundo das Nações Unidas para a Infância (Unicef), onde se destaca o Índice de Efeito Escola, indicador do impacto que a escola pode ter na vida e no aprendizado do estudante.

As unidades de ensino que participam do Mais Educação recebem recursos do Governo Federal para o pagamento de monitores, materiais de consumo e de apoio segundo as atividades ofertadas que são optativas e desenvolvidas no contraturno das aulas. Cada escola pode escolher as ações a serem executadas em macrocampos como acompanhamento pedagógico, meio ambiente, esporte e lazer, direitos humanos, cultura e artes, cultura digital, prevenção e promoção da saúde, educomunicação, educação científica e educação econômica. No Tocantins, este ano, o número de unidades de ensino atendidas saltou de 147 para 305.Entre as novas escolas que aderiram ao programa estão seis escolas indígenas e26 escolas do campo, todas da rede estadual de ensino.

O Governo tem como meta, também, ampliar as Escolas em Tempo Integral (projeto Grandes Escolas), que já tem 28 em funcionamento no Estado, assim como o projeto Alfabetização na Idade Certa (Pnaic), cujo objetivo é a alfabetização em língua portuguesa e matemática,até o 3º ano do ensino fundamental, de todas as crianças das escolas municipais e estaduais urbanas do País. A coordenação nos estados será realizada pelas secretarias estaduais de educação. Os professores que atuam no ciclo de alfabetização, participarão de cursos de aprofundamento de estudos para que consigam planejar o ensino na alfabetização, analisando e criando propostas de organização de rotinas na perspectiva do letramento. (Assegov)

Comentários (0)