O vice-prefeito de Abreulândia, Cícero Lopes Figueiredo(PTB), ainda não tomou posse como prefeito do município. A recomendação de declarar extinto o mandato do prefeito, Gilmar Eldo de Andrade(PSD), foi feita pelo procurador-geral de Justiça, Clenan Renaut de Melo Pereira, que encaminhou ao presidente da Câmara de Vereadores, Antônio Alves de Abreu, um óficio para que o vice tomasse posse imediata.
A solicitação do MPE, ocorreu por causa que o prefeito foi condenado pelo Tribunal Regional Federal por peculato, por desviar recursos da Empresa Brasileira de Correios e Telégrafos (ECT), na condição de servidor público federal.
De acordo com informações do vereador Sebastião dos Velhos(PTB), depois de passados 11 dias da recomendação, somente nesta segunda, 26 deve ocorrer a posse do vice-prefeito. “Desde quando recebeu o óficio, o presidente da Câmara não têm aparecido na cidade. Na quinta, dia 22, foi que o vice recebeu o documento informando que a posse seria nesta segunda ás 20 horas”, informou.
Conforme as informações do MPE, a Câmara teria cinco dias, a contar do recebimento do ofício, para informar ao Ministério Público Estadual (MPE) as providências adotadas, sob pena de reclamar a intervenção no município, além de responsabilizar criminalmente e por ato de improbidade administrativa os vereadores de Abreulândia.
Posse acontece hoje
Sobre o demora para dar posse ao vice-prefeito, como havia sido recomendado pelo MPE, a assessoria do orgão informou que o presidente da Câmara estaria com problemas de saúde é por isso não havia, ainda, acatado a recomendação. Ainda de acordo com a assessoria, o presidente apresentou dois atestados médicos confirmando que estaria doente durante o período.
O MPE informou ainda que nesta segunda, 26, o presidente encaminhou um oficio ao orgão declarando vago o cargo de prefeito e que a posse do vice- prefeito, Cícero, deve ocorrer ás 20 horas. O MPE informou também que se a posse não acontecer o orgão vai analisar o caso. A equipe do Site RT tentou contato como o presidente da Câmara, Antônio Alves de Abreu, mas o celular do mesmo estava desligado.
Prefeito condenado
O prefeito Gilmar Eldo de Andrade foi condenado pelo Tribunal Regional Federal da 1ª Região no dia 17 de agosto de 2011. A decisão foi publicada no Diário da Justiça no dia 26 de agosto e o acórdão transitado em julgado no dia 19 de outubro de 2011. Na Ação Penal que levou à sua condenação, o Prefeito foi acusado de peculato, por desviar recursos da Empresa Brasileira de Correios e Telégrafos (ECT), na condição de servidor público federal. A Ação foi proposta pelo Ministério Público Federal (MPF) ainda em 2009.
Comentários (0)