O mototaxista Reginaldo Rodrigues da Silva foi assaltado em uma chácara nas proximidades da quadra 1.501 sul em Palmas, na última quarta-feira, 25. Segundo informou o presidente do Sindicato dos Mototaxistas, Francisco Lopes, Silva trabalha no ponto da quadra 307 norte e levava um passageiro para o Jardim Aureny III por volta das 10 da noite, quando nas proximidades da quadra foi anunciado o assalto.
“O assaltante com uma faca em punho fez com que o mototaxista entrasse em uma chácara e logo que se viu sozinho com ele atingiu o Reginaldo que perdeu o controle da moto e os dois caíram”, informou Lopes. Segundo as informações, o assaltante fugiu e Silva conseguiu socorro de um chacareiro que acionou a polícia e o Samu. “O nosso colega passa bem e já teve alta do hospital”, destacou ao informar que o mototaxista se recupera bem.
Mototaxistas pedem mais segurança
De acordo com o presidente do Sindicato, o caso de Silva não é o primeiro. “Neste ano já tivemos dois casos de roubo de moto. Em um o mototaxista foi ameaçado com uma faca na garganta e em outro com arma de fogo”, informou Lopes ao destacar que os profissionais correm um grande risco durante o trabalho da noite já que os pontos atendem 24 horas.
“Nós precisamos de mais segurança por parte das autoridades de polícia. Precisamos que a polícia faça uma parceria com os mototaxistas”, destacou ao informar que a categoria já fez reunião com o comandante da PM e aguarda outra reunião onde deve ser estabelecido uma espécie de código para quando os mototaxistas cruzarem uma viatura e estiverem em situação de risco,avisem para que a polícia faça os procedimentos cabíveis.
PM garante segurança e se coloca a disposição
A assessoria da PM informou que tem realizado há mais de um mês abordagens direcionadas especificamente a motociclistas, inclusive mototaxistas, no intuito de identificar e prender infratores que de qualquer forma possam causar problemas à sociedade. Segundo as informações, o foco é a redução dos indicadores de percepção social, especificamente os que envolvem uso de violência contra trabalhadores.
Quanto a parcerias, a PM informou que está à disposição da categoria para melhorar não só as condições de segurança para a categoria, mas a própria prestação dos serviços, com mais segurança, qualidade e conforto para os usuários. Na oportunidade a assessoria ressaltou ainda, que os veículos destinados ao transporte de aluguel, tais como: táxi e mototaxi são diuturnamente abordados nos postos rodoviários estaduais encontrados nos limítrofes do perímetro urbano da capital.
Confira as dicas da PM para garantir a segurança:
1. Observar o cidadão que solicita a prestação do serviço, de forma a tentar identificar objetos específicos, como armas de fogo, armas brancas e produtos de furto;
2. Identificar desde logo, o destino a ser alcançado, e procurar comunicar com alguém do ponto, sobre a prestação do serviço;
3. Escolher rotas e parar em locais com melhor iluminação;
4. Se possível, interrogar o cidadão sobre seu nome e em que trabalha;
5. Perguntar antes da corrida, se o cidadão dispõe da quantia acertada, de forma a facilitar o troco e o encerramento do serviço;
6. Não transportar mais de um cidadão por vez, cumprindo o CTB/97;
7. Trabalhar sempre devidamente trajado e identificado, sem esquecer-se dos documentos exigidos por Lei;
8. Se possível, manter um registro dos serviços prestados, de forma a auxiliar possíveis investigações da Polícia posteriormente.
Comentários (0)