Após declarações de Stalin, Lelis solicita implantação de Conselho de Ética na AL: medida tem a intenção de manter o nível nos debates

O deputado Marcelo Lelis (PV) solicitou que seja implantado na Assembléia Legislativa um Conselho de Ética para impedir que o debate na Casa falte com respeito a autoridades. A solicitação veio após o deputado Stalin Bucar (PR) afirmar, durante a ses...

Na sessão desta quarta-feira, 3, o deputado Marcelo Lelis (PV), usou a tribuna para defender o governo e solicitar que seja implantado na Assembléia Legislativa um Conselho de Ética para, segundo ele, manter o debate da Casa no nível em que a sociedade merece.

“Essa implantação deve acontecer para manter um nível aqui nessa Casa, no primeiro semestre e na sessão de ontem eu ouvi vários deputados usando termos que ao meu ver são desrespeitosos. Chamar de velho, dizer que está saqueando, isso é desrespeito”, disse o deputado.

Marcelo Lelis se referiu as declarações do deputado Stalin Bucar (PR) que na sessão de ontem fez críticas as ações do governador Siqueira Campos e afirmou que o mesmo está saqueando o Estado. Em resposta a Lelis, Stalin disse que não retirava nada do que havia dito e voltou destacar que o governo está “saqueando” o Tocantins.

Virar a página

Lelis também disse em seu discurso que é preciso andar para frente e ressaltou que depois que o decreto de calamidade foi publicado o governo não efetuou gastos e destacou que o mesmo só deve valer quando o Ministério da Saúde fizer o reconhecimento. “Isso vai passar a valer quando o Ministério reconhecer, além disso, desde que foi dado esse decreto o governo não gastou nada, não gastou nem com um comprimido”, disse o deputado.

Lelis solicitou  ainda que os parlamentares virassem a página e passassem a discutir assuntos que não a terceirização da saúde e o decreto de calamidade, já que o STF há 13 vem debatendo o assunto.

Oposição reage

O deputado Wanderlei Barbosa (PSB) reagiu a solicitação de Lelis e afirmou que os assuntos devem ser debatidos sim, pois são temas que envolvem a sociedade como um todo. “Nós vamos continuar falando, debatendo e discutindo esses assuntos, nós não podemos deixar essas ações de lado”, disse o deputado.

A deputada da oposição Solange Dualibe (PMDB) afirmou que o deputado defende a terceirização da saúde mesmo sabendo e tendo dito que há 13 anos o STF debate sobre o assunto. “O que está acontecendo aqui é um absurdo, e virar essa página é impossível. O governo quer driblar as leis de licitações, a cada dia é um escândalo, é secretário dizendo que não vai atender solicitação do MPE, é tudo”, disse a deputada.

Comentários (0)