Após exoneração de diretor, funcionários da Adapec apontam falta de espaço no Sisepe e fundam associação: presidente explica

Cerca de 140 funcionários da Adapec de todo o Estado fizeram uma assembléia que culminou na Associação dos Servidores da Adapec. Segundo o ex-diretor Wiston Gomes, um dos principais motivos da criação foi a exoneração da Diretoria Sindical de Base, q...

Os servidores técnicos e administrativos da Agência de Defesa Agropecuária – Adapec fizeram uma reunião na tarde de sábado, 28, na Capital. Segundo o servidor Wiston Gomes, cerca de 140 funcionários de todo o Estado fizeram parte da assembléia que desencadeou na criação da Associação dos Funcionários da Adapec – Asfa e na eleição de sua diretoria.

De acordo com Gomes, um dos principais motivos para a criação da Asfa foi a exoneração da Diretoria Sindical de Base da Adapec vinculada ao Sindicato dos Servidores Públicos do Estado – Sisepe, publicada no Diário Oficial do Estado no último dia 9 de janeiro. “Com a exoneração os servidores da Adapec ficam sem representação dentro do sindicato, e isso não contempla a categoria”, destacou.

Segundo o servidor, diante da exoneração, os funcionários da Agência entenderam que o Sindicato dos Servidores Públicos do Estado – Sisepe, já não contempla às necessidades da Adapec e por isso os funcionários optaram por fundar uma associação própria com o objetivo de trabalhar e atender as demandas da Agência. “Temos um grupo unido e vamos trabalhar de forma mais acertada as demandas da Adapec”, destacou Wiston.

Exoneração

Na publicação  do ato de exoneração do diretor sindical de base da Adapec, Wiston Gomes, consta que o motivo da saída do diretor foi a atuação individual do mesmo, que tomava decisões que não iam ao encontro do cargo exercido. Sobre o assunto, Gomes informou que a sua exoneração se deu pelo fato de o presidente do Sisepe, Cleiton Pinheiro, não aceitar o processo democrático dentro da entidade.

Ao Site Roberta Tum, Cleiton explicou que o diretor de base, cargo de indicação da diretoria executiva do Sindicato, fez um trabalho que não condizia com o coletivo agindo de forma individual em questões que não condiziam com os interesses da entidade. “A exoneração foi uma decisão da diretoria executiva, não do presidente”, destaco.

Adapec no Sisepe

Cleiton informou, que o Sindicato tem 674 filiados lotados na Adapec e que os funcionários têm quatro representantes na diretoria executiva. “A agência não está descoberta e se os membros da diretoria não representam seus colegas, não é o presidente que deve pagar o preço por isso”, ressaltou.

Com relação à uma nova nomeação para o cargo de diretor de base da Adapec, Cleiton destacou que a proposta da diretoria vai ser uma eleição interna para a escolha do novo diretor. “A nova nomeação vai ser feita, porém, não como uma indicação, desta vez vamos fazer uma eleição. Teremos um processo democrático” informou.

Anti democracia

A servidora pública filiada ao Sisepe, Ana Cibele Ferreira, em contato com o Site RT, informou que o presidente age arbitrariamente com diversas demandas do Sindicato. “Ele queria aprovar o estatuto para que o Sindicato representasse todos os municípios do Tocantins, mas não chamou nenhum representante dos municípios. Conseguimos não aprovar”, destacou a servidora ao informar sobre uma assembléia realizada dia 3 de janeiro, que segundo Cibele, não foi devidamente divulgada, para melhor atender os interesses do presidente da entidade.

De acordo com Cibele, na mesma reunião o presidente perdeu o controle porque a assembléia não foi como ele havia planejado. “Ele nos chamou de baderneiros deixando os servidores descontentes com a falta de respeito”, relatou a servidora ao informar que na reunião, graças à convocação de um dos membros da diretoria, sem o conhecimento do presidente, vários servidores compareceram e não votaram de acordo com as pretensões do presidente.

O que diz o presidente

O presidente afirmou não saber qual a intenção dos filiados. “Nós cumprimos aquilo que a legislação manda”, destacou Cleiton, ao informar que dá publicidade a todos os atos do sindicato. “A assembléia em questão teve ampla divulgação, até hoje a convocação está no site do Sisepe”, informou.

“A assembléia do dia três tratou de uma alteração estatutária para atender uma adequação da legislação”, destacou Cleiton ao informar o motivo da ampliação das diretorias nos municípios. Segundo o presidente, ele não chamou os presentes de baderneiros. “Eu disse que há uma busca não de ver e debater as propostas da diretoria, e sim de badernar”, informou o presidente que destacou ainda que abre o espaço para o debate na entidade. (Fábio Coêlho)

Comentários (0)