Após mudança de escola, alunos estariam deixando de frequentar aulas no Santa Bárbara: Semed explica que unidade passa por reforma

Segundo informações de mães de alunos da Escola Municipal Thiago Barbosa, localizada no Jardim Santa Barbara, os estudantes não estariam comparecendo as aulas após a transferência para o Aureny II. Conforme as informações, por causa de uma reforma, o...

Os alunos do 1º ano básico da Escola Municipal Thiago Barbosa foram transferidos do anexo da escola no setor Santa Barbara para a sede da escola no Jardim Aureny II. Por causa da mudança, que só teria sido avisada após a matrícula, os alunos não estariam freqüentando as aulas. “Na turma do meu filho estão matriculados 20 alunos, sendo que deste total apenas cinco estão freqüentando por causa da distância e o horário das aulas”, afirmou Maria Helena Rodrigues, mães de um dos alunos.

Conforme as informações, no percurso, que é de aproximadamente 2 km, existem ladeiras e o acesso a alguns locais é precário, o que tem contribuído para a evasão dos alunos. “Eu tenho que levar meu filho às 7h 30 da manhã e buscá-lo as 11h30 e este horário não coincide com o meu. Além disso, a outra escola é muito longe, as crianças tem que ir andando enfrentando ladeiras e buracos”, ressaltou Maria Helena.

Segundo a mãe, por conta da situação vai ter que deixar o emprego para poder levar o filho a escola. “Para poder deixar que meu filho continue estudando vou ter que deixar meu emprego, já que o horário estipulado é diferente do meu. Essa mudança atrapalhou tudo”, afirmou.

De acordo com as informações, por causa da situação, a tendência é que outras mães também devem deixar de levar seus filhos. “Uma das mães me falou que a partir desta semana não vai levar seu filho para estudar porque não tem condições de trabalhar e retornar para buscá-lo antes do almoço”, informou Maria Helena.

Reforma

Em nota a assessoria da Secretaria de Educação, informou que a reforma do anexo da escola inicia nesta quinta-feira, 9. Questionada sobre a demora e o porquê da obra não ter sido realizada durante as férias escolares, a assessoria informou que os processos burocráticos impediram que o serviço fosse realizado anteriormente.

Sobre a possibilidade de mudança dos alunos para uma escola mais próxima do Jardim Santa Baábara, a assessoria informou que todas as unidades escolares do setor estão com capacidade esgotada. A pasta também foi questionada sobre a possível evasão dos alunos, mas não encaminhou resposta.

Confira a nota na íntegra:

NOTA:

A reforma geral (cozinha, salas de aulas, banheiros, espaço de recreação e bloco administrativo), no anexo da Escola Municipal Thiago Barbosa, localizada no setor Santa Bárbara, está prevista para iniciar na próxima quinta-feira, 09, pela empresa vencedora do processo licitatório, NITROXI LTDA. As 107 crianças matriculadas devem ser transferidas para o anexo após a conclusão da obra, estimada em 30 dias. Enquanto isso, os alunos do 1º ano básico começaram as aulas, no dia 02 de fevereiro, na sede da Escola Thiago Barbosa, localizada no Jardim Aureny II, a cerca de 1.200 metros de distância pela linha do ônibus. Tudo decidido em reunião com a comunidade escolar, no dia 30 de janeiro.

Os alunos, que no ano de 2011 estudavam no 2º período do Centro Municipal de Educação Infantil (CMEI) Cantinho da Alegria, localizada no setor Bárbara, que estão sendo atendidos na sede da Escola Thiago Barbosa, foram divididos em duas turmas, no horário da manhã e duas no horário da tarde e as aulas acontecem no auditório da escola e na sala do programa Mais Educação do Governo Federal. Todas as crianças matriculadas receberam kit escolar (caderno, lápis, régua, borracha, apontador, lápis de cera etc). É importante ressaltar que a Escola Thiago Barbosa foi toda equipada com mobiliário novo, além de possuir as maiores pontuações da região Sul de Palmas no Indice de Desenvolvimento da Educação Básica (Ideb) e do Sistema de Avaliação Monitoramento e Valorização da Educação do Estado do Tocantins (Salto).

 

Comentários (0)