Após reforma, chuvas provocam novas rachaduras na ponte Siqueira Campos: prefeitura garante que reparos já iniciaram

Após forte chuva que caiu em Ponte Alta nesta terça-feira,10, a Ponte Siqueira Campos voltou a apresentar rachaduras e uma cratera na lateral do asfalto. A informação foi passada pelo vereador Silvanio Aires (PP) que afirmou que a prefeitura havia fe...

A ponte Siqueira Campos, localizada no município de Ponte Alta, voltou a apresentar problemas depois das chuvas que caíram nos últimos dias. De acordo com o vereador Silvanio Aires (PP), que já reclamou várias vezes da situação, as rachaduras ao longo da ponte que fica sobre o córrego Piabinha e uma cratera aberta na lateral do asfalto da estrada que fica localizada na BR-255 tem comprometido a estrutura.

Ainda de acordo com o vereador, o mais preocupante é a situação ambiental. “O Córrego Piabanha está sendo assoreado pelos entulhos que descem após os desmoronamentos do cabeçalho da Ponte. Todo esse descaso pode provocar um crime ambiental, e isso é muito grave”, afirmou Aires. O vereador ainda destacou que esta é terceira vez em menos de três meses que o morador José Adalberto Messias o procura para pedir ajuda para resolver a situação da ponte.

Reparos recentes

De acordo com as informações, no mês de dezembro foram feitos reparados pela prefeitura, mas segundo o vereador, a reforma não durou um mês. “Em dezembro foi realizado reparos e novamente aconteceu o desabamento do cabeçalho. Talvez se eles tivessem contrattado um engenheiro ou técnico para acompanhar não estaria sendo gasto tanto dinheiro público com reparos provisórios e o córrego não estaria sendo assoreado da forma que está”, argumentou o vereador.

Pedido de interdição

Antes da prefeitura realizar os reparos o vereador solicitou a interdição da ponte com objetivo de evitar acidentes, mas Aires não houve resposta por parte da administração. De acordo com as informações, por causa da forte chuva desta terça policiais interditaram parte do afasto desmoronou. “Não se faz gestão com obras descartáveis e sim com obras permanentes. Essa desculpa de que todo o ocorrido é culpa das chuvas não é aceita. O que faltou foi fazer a Ponte do tamanho que estava projetado, de 24 metros. O prefeito quis economizar e resolveu diminuir para 20 metros, fazendo a obra sem acompanhamento de um engenheiro ou técnico”, explicou.

Chuva provoca cratera

Segundo informações do Jornal do Tocantins, após a chuva uma cratera foi aberta na zona urbana do município. Conforme informações do tenente Diógenes, da Defesa Civil, o córrego Pilão transbordou e o grande volume de água fez com que ocorresse a abertura da cratera que teria 20 metros de largura e 40 de comprimento.

A chuva teve início por volta das 15 horas de ontem. Conforme as informações do Jornal e do tenente, ainda não há informações sobre o volume de água da chuva e apesar do estrago na infraestrutura viária da cidade, não há famílias desabrigadas. A Prefeitura jé deu início às obras para tentar sanar ou amenizar o problema.

Secretário justifica

O secretário de Obras de Ponte Alta, Paulo Sérgio Mascarenhas, explicou ao Site Roberta Tum, que não há necessidade de interdição da ponte e que dez homens já estão no local para realizar os reparos da cratera e das rachaduras. O secretário garantiu que em duas semanas os reparos estão finalizados.

Questionado sobre a reforma feita no mês de dezembro, o secretário justificou que por causa do volume de chuva as estruturas não suportaram. “Nunca vi tanta chuva igual à de ontem. Não fazemos obras mal feitas, só que a força da água tem prejudicado as estruturas, mas estamos de plantão para fazer as devidas recuperações”, afimrou Mascarenhas.

Sobre a cratera aberta na zona urbana do município, o secretário informou que uma equipe já está trabalhando na recuperação da estrutura, e garantiu que em uma semana tudo vai estar normalizado. (Com informações do Jornal do Tocantins)

Comentários (0)