João Marcos Chavier, professor aprovado no concurso público da educação para a cidade de Guaraí, encaminhou uma denúncia ao Site Roberta Tum onde cita um possível caso de nepotismo na Diretoria Regional de Educação de Guaraí – DRE.
A denúncia fala sobre a contratação de Chayana Cristine de Freitas, como professora na cidade de Guaraí, ela é filha da diretora da DRE de Guaraí, Terezinha Harter de Freitas. Segundo João Marcos, Chayana Cristine é formada em administração de empresas e não tem habilitação pedagógica. “Fui aprovado no concurso da educação, ofertaram duas vagas eu fiquei em 4° lugar. Existem as vagas, mas eles preferem contratar. Fica assim a nossa revolta diante de tal fato”, disse o professor.
Falta de professor
Procurada pelo Site RT, Terezinha Harter de Freitas, diretora da DRE de Guaraí, confirmou seu grau de parentesco com Chayana Cristine e sua contratação na DRE de Guaraí. Ainda segundo a diretora não existe problema na contratação da filha. “Ela foi contratada para dar aulas de matemática, não tem nenhum professor aprovado em matemática. Ela ser minha filha não tem nada a ver, ela pode ser servidora em qualquer lugar”.
Questionada sobre a experiência pedagógica da filha, a diretora da DRE de Guaraí, disse que ela nunca foi contratada como professora, mas já deu aulas como professora substituta e tinha um contrato como servidora do administrativo do SINE.
“A contratação só foi autorizada porque não temos professor formado em matemática em Guaraí e no concurso não passou ninguém de matemática. Ela foi contratada como Agente de Apoio Educacional – AE nível 4, como remuneração de R$ 1.646,00. Como não temos professores de matemática e ela tem conhecimento na área e já trabalhou como professora substituta”, disse Gersival Lopes da Silva, coordenador regional de recursos humanos da DRE de Guaraí.
Contratação dos concursados
O professor João Marcos Chavier Araujo disse que está revoltado com a situação, eles aguardam que os professores aprovados sejam chamados. Ainda segundo ele, que o edital prevê que pessoas que foram aprovadas na regional podem ser chamadas pra ocupar estas vagas. “Nada justifica se utilizar do cargo para beneficiar a família”, finaliza o professor.
Diário oficial
A contratação foi confirmada pelo Site RT. A contratação está no Diário Oficial do dia 15 de abril, através da portaria n° 726 da Secretaria Estadual de Educação e Cultura – Seduc.
Confira a íntegra da portaria no Diário Oficial
PORTARIA-SEDUC Nº726, de 8 de abril de 2010.
A SECRETÁRIA DE ESTADO DA EDUCAÇÃO E CULTURA, no uso das atribuições que lhe confere a Lei nº 1.950, de 7 de agosto de 2008 e com fulcro no art. 4º do Decreto nº 3.974, de 11 de fevereiro de 2010, resolve:
N O M E A R para exercerem o cargo em comissão de Agente Especial de Educação - AE, adiante relacionados, nos níveis, lotações, cargas horárias e datas especificadas, para suprirem déficit’s exclusivamente de regência em sala de aula, na Diretoria Regional de Ensino de Guaraí.
1. CHAYANA CRISTINE DE FREITAS, nível 4, Centro de Ensino Médio Oquerlina Torres, no município de Guaraí, 180 horas mensais, a partir de 1º de março de 2010;
Comentários (0)