Aprovados recursos para investimentos na UFT

...

Na sessão ordinária da Assembléia Legislativa desta quarta, 19, o requerimento apresentado pelo deputado estadual Marcelo Lélis (PV), solicitando recursos da União para a construção de um Ginásio, um hospital e restaurante universitário na Universidade Federal do Tocantins teve aprovação da Casa em caráter de urgência. Um grupo de lideranças estudantis acompanharam a sessão nesta manhã.
 
Na semana passada os estudantes da UFT participaram de uma reunião da Comissão Mista de Planos, Orçamentos Públicos e Fiscalização do Congresso Nacional, onde foi feito o pedido. Agora, o requerimento vai ser encaminhado ao relator geral da União, o senador Delcídio Amaral para providências.A expectativa é que uma parte dos recursos de emendas destinadas à instituição viabilize as construções.
 
"Esta reinvindicação é justa pois estes benefícios são essenciais para a formação acadêmica", defendeu Marcelo Lélis. Na sessão matutina foram aprovados 13 requerimentos envolvendo os municípios de Gurupi, Palmas, Arapoema e Colinas.
 
Hospital universitário
 
Para impedir a proliferação dos cursos de medicina pelo país o ministério da educação tornou obrigatório que as instituições que tenham o curso disponham de um hospital universitário. A Universidade Federal do Tocantins, lançou o curso em setembro do ano passado em Palmas. De acordo com a coordenadora do curso, Prof.ª Núbia Maia, "o curso tem tudo para ser de alto nível, já estão sendo construídos os laboratórios com recursos do MEC e do Ministério da Saúde e, o corpo docente, é de qualidade" relata.

Na UFT, o curso começou a ser articulado desde 2004. Com relação à exigência de que a faculdade tenha um hospital de ensino e treinamento próprio, Núbia explica que a UFT tem um convênio com os hospitais municipais e estaduais para que os alunos utilizem os estabelecimentos. Então já era sem tempo a construção do hospital universitário.

(Maria José Cotrim)

Comentários (0)