A Associação em Defesa dos Auxiliares e Técnicos em Enfermagem do Tocantins (Asdate) encaminhou ao Conselho Regional de Enfermagem do Tocantins (Coren) denuncia sobre a falta de funcionários nos plantões da Unidade de Saúde da Família do distrito de Taquaruçu.
De acordo com a denuncia da Asdate, nos plantões a unidade estaria funcionando apenas com um condutor de ambulância, um vigia e um técnico em enfermagem, que estaria escalado para atender as emergências de pacientes com infarto e vítima de ferimento por arma branca.
Os demais atendimentos de urgência, como trabalho de parto e vítimas de acidentes gerais estariam sendo encaminhados a outras unidades de saúde. Em virtude da situação, a Asdate solicita, por meio do ofíciio, que o Coren realize, em regime de urgência, uma fiscalização na unidade.
Semus nega
Em resposta a denuncia, a assessoria da Secretaria Municipal de Saúde afirmou que as informações não procedem e que a situação está regular. Segundo a Semus, na Unidade há um médico clínico geral, Dr. Walter Pereira, que atende todos os dias na unidade. Conforme a informação, além dele há uma médica plantonista que atende às terças e quartas-feiras e um enfermeiro.
Comentários (0)