Assembléia arquiva pedido de impugnação dos Democratas

Durante sessão na Assembléia Legislativa, nesta quinta-feira, 8, dia da eleição indireta para governador do mandato tampão, o presidente da Casa, Junior Coimbra (PMDB) falou sobre a decisão da Casa de rejeitar e arquivar o pedido de impugnação da can...

O presidente em exercício, Júnior Coimbra informou que o pedido dos Democratas foi baseado em três itens, que segundo ele são a inconstitucionalidade da Lei que rege o processo eleitoral indireto, o não afastamento de Gaguim do governo interino durante o pleito e a contratação de pessoas ligadas aos deputados.

Falando sobre a inconstitucionalidade Junior Coimbra contesta “Eles estão argüindo a inconstitucionalidade duas leis que foram criadas pela Assembléia Legislativa para regulamentar as eleições esse pedido acho que eles não assistiram à decisão de ontem (quarta-feira, 7) do STF” comentando o resultado onde o Supremo Tribunal Federal negou as Adins protocoladas pelo PSDB que questionavam a legitimidade das Leis que regulamentam o pleito ser realizado de forma indireta.

O afastamento de Gaguim

Sobre o questionamento de Carlos Henrique Gaguim teria que se afastar do governo para poder participar da disputa, Coimbra afirmou “Ele não teria que se afastar, a legislação não determina que ele se afaste.Este governo é um governo interino, não tem impedimento legal determina que ele se afaste”.

As contratações

Coimbra relata que o Democratas argúem sobre o artigo 14, parágrafo 9° da Constituição Federal com relação à contratação de pessoas ligadas a parlamentares e do PMDB “que é partido do governador Gaguim que homologou sua chapa”. Usando o termo de “aliciamento eleitoral do PMDB” Coimbra relatou que recebeu um parecer da Procuradoria e segundo ele “essa argumentação não tem fundamento”.Concluindo o deputado disse que o pedido de impugnação foi rejeitado e arquivado pela Assembléia Legislativa.

Votação

Sobre a votação Junior Coimbra disse que acredita em uma unanimidade de Carlos Henrique Gaguim para o pleito de hoje, 8, a noite.

Comentários (0)