ATR promove fiscalização em sistemas de abastecimento de municípios no interior

A Agência Tocantinense de Regulação, Controle e Fiscalização de Serviços Públicos - ATR promove a fiscalização dos sistemas de abastecimento de municípios do interior do Estado. As ações de fiscalização estão previstas no planejamento anual da ATR co...

Depois de fiscalizar todo o Sistema de Abastecimento de Água e Coleta de Esgoto de Palmas, técnicos da Agência Tocantinense de Regulação, Controle e Fiscalização de Serviços Públicos – ATR estarão fiscalizando os Sistemas de Abastecimento de Água dos municípios do interior do Estado. De 14 a 20 de junho a equipe inspecionou a prestação do serviço público realizada pela Companhia de Saneamento do Tocantins –Saneatins nos municípios de Barrolândia, Itaporã, Nova Olinda e Araguaína.

As ações de fiscalização estão previstas no planejamento anual da ATR com um cronograma desenvolvido para atender os municípios conveniados com a Agência que atua como ente regulador e fiscalizador em 40 municípios tocantinenses. O convênio permite a atuação da ATR no controle da qualidade da prestação do serviço de abastecimento de água e esgotamento sanitário.

Segundo o presidente da ATR, Constantino Magno Castro Filho, é por meio de ações de fiscalização e aplicação de normas que a Agência busca a garantia dos direitos dos consumidores. “A fiscalização é a efetivação da função primordial da ATR. Ao fiscalizar podemos fazer com que a Concessionária preste o serviço público adequado distribuindo à população água de qualidade e dentro dos padrões estabelecidos e também um serviço de esgotamento sanitário capaz de promover saúde pública, preventiva, protegendo os mananciais e o meio ambiente”, afirmou Magno.

Nos sistemas fiscalizados estão sendo observados as estruturas físicas de produção, os parâmetros de qualidade da água captada, tratada e distribuída.

O presidente disse ainda que essas ações continuarão sendo desenvolvidas mensalmente e de forma contínua tendo em vista a função reguladora da ATR de assegurar a prestação de serviços públicos adequados mantendo a continuidade e a eficiência, definindo metas, recomendações e procedimentos.

Comentários (0)