Atrasos em licitações, problemas com renovação de contratos e falta de recursos geram mais uma vez o adiamento na finalização das obras da Ferrovia Norte e Sul, principal obra de escoamento para a produção no país e que já consumiu cerca de R$ 8 bilhões em recursos da União.
Segundo reportagem de destaque da Folha de S. Paulo, deste domingo, 3, o país chega a perder cerca de R$ 12 bilhões por ano devido a não finalização da rodovia, entre cargas não transportadas, tributos não arrecadados, etc. No Tocantins, embora o atraso nas obras seja menor, o cenário também preocupa, conforme destaca o líder da bancada federal, deputado Laurez Moreira(PSB).
“A situação nos preocupa sim, pois o que estamos notando é que devido a concentração de recursos da Copa as obras da Ferrovia ficaram um pouco prejudicadas”, frisou o deputado, que disse que a bancada trabalha para que as obras caminhem no Estado.
“Estamos trabalhando neste sentido, temos procurado o TCE e também a Casa Civil da União, no sentido de pedir agilidade nas obra, pois sabemos que a finalização dessas obras é muito importante para a economia do nosso Estado e do país”, enfatizou o deputado.
No Tocantins
No Estado do Tocantins, apenas o trecho da Ferrovia que passa por Gurupi ainda não foi finalizado, de acordo com a Valec, estatal responsável pela ferrovia. A previsão era de que a obra fosse concluída em julho deste ano, mas o prazo foi estendido. Segundo a Valec, o trecho está quase pronto, com 92% concluído, faltando apenas a construção do pátio. A nova previsão é que este trecho esteja pronto até setembro, de acordo com a assessoria de comunicação da Valec.
O que diz a Valec
Por telefone a assessoria de Comunicação da Valec confirmou ao Site Roberta Tum o atraso nas obras da ferrovia e disse que o mesmo se deve a falhas em antigos contratos. “As obras irão atrasar mais em Goiás. Isto ocorreu devido a muitos contratos serem antigos, nos quais foram identificadas falhas. Por isto foram necessários contratos complementares”, explicou a assessoria.
Sobre a denuncia da Folha, de que funcionários estariam sem receber, a assessoria informou que isto acontece devido a necessidade de se refazer alguns contratos. “A Valec já está dando encaminhamento nestes novos contratos”, frisou. De acordo com a Velec a previsão de finalização da ferrovia é para o meio do próximo ano. As obras da Norte e Sul foram iniciadas há 25 anos, ainda no governo do ex-presidente José Sarney.
(Com informações da Folha de S. Paulo)
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