Audiência pública irá discutir federalização da Unirg: Jonas Barros defende que medida melhora ensino e fortalece região Sul

A federalização da Fundação Unirg será discutida em uma audiência pública com toda a sociedade no próximo dia 17. A audiência acontecerá no ginásio de esportes da Unirg. Segundo o vereador Jonas Barros (PV), tanto o poder público municipal quanto a s...

A federalização da Unirg será discutida em uma audiência pública com toda a sociedade no próximo dia 17. Segundo o vereador Jonas Barros (PV), tanto o poder público municipal quanto a sociedade gurupiense que a federalização.

O vereador informou que está sendo feita toda uma mobilização política e social em Gurupi e região pela federalização. A audiência acontecerá no ginásio de esportes da Unirg.

“A Universidade Federal de Gurupi foi criada em 1988 pelo então deputado federal Ivan Saraiva, mas nunca houve destinação de recursos para a sua implementação. Então hoje nós estamos buscando por isso”, disse. O vereador informou ainda que a prefeitura já está buscando o apoio dos parlamentares federais para conseguir os recursos necessários para transformar a Unirg em universidade federal.

O vereador declarou que a federalização irá fortalecer Gurupi como pólo universitário na região Sul do Estado, além de promover mais oportunidades a quem quer estudar uma universidade, uma vez que o ensino seria gratuito. Outro ponto citado por Barros é que fazer da Unirg uma universidade federal irá melhorar a qualidade de estudo e ensino local.

Barros disse ainda que a Unirg, com a estrutura e patrimônio que tem, avaliado em cerca de R$50 milhões, já está preparada para a federalização. “A Unirg está pronta para ser transformada em federal. Nós vamos buscar essa federalização para fortalecer Gurupi como centro universitário”, disse.

Comentários (0)