Base do governo cresce e pode abarcar 20 deputados nos próximos dias

Poder de imã do governo já exerce sua atração: mesmo com a crise do governo e a fraca condição de barganha por cargos e obras. Interlocutores esperam contar com 20 deputados até abril...

Base vai crescendo na Assembléia
Descrição: Base vai crescendo na Assembléia Crédito: Bonifácio/T1Notícias

Em Estado quebrado, há pouco o que dividir. Especialmente a moeda de troca mais comum entre Executivo e Legislativo: obras e cargos.

A máxima no entanto não parece valer para a Assembléia Legislativa onde o governo não só já garantiu maioria, como caminha para somar 20 deputados à sua base nos próximos dias, segundo informações de bastidores apuradas pelo T1 Notícias nesta manhã na Casa.

Do deputado Paulo Mourão, líder do governo, ouvi a explicação: “mudou aquele momento inicial. Os deputados estão entendendo que a situação é grave e que o governo precisa de ajuda”.

Outra fonte, ligada ao governo, explicou a conta. Com a aproximação de Ricardo Ayres, Jorge Frederico e João Olyntho Neto, além da reaproximação de Elenil da Penha, as votações polêmicas já estariam garantidas, mas há um porém. “É que deputado quando tá insatisfeito fica em casa e não vem votar”, justifica.

Prevendo estes casos, o governo quer folga na vantagem.

Wanderlei e Vilmar

Os dois deputados que estariam conversando com  interlocutores do governo e que podem ingressar na base nos próximos dias são Wanderlei Barbosa(SD) e Vilmar do Detran(SD).

Caso esta movimentação se confirme, a oposição entrará o quarto mês do primeiro ano da legislatura, reduzida a quatro parlamentares: Eduardo Siqueira Campos(PTB), Amélio Cayres(SD), Luana Ribeiro(PR) e o próprio presidente, Osires Damaso(Democratas).

É neste clima que o Orçamento 2015 caminhará para votação nos próximos dias. Com os conflitos institucionais contornados e ao que parece, os partidários também.

Comentários (0)