Braga baixa ato contra nepotismo na segunda

...

O presidente da Câmara Municipal, vereador Carlos Braga disse nesta quarta-feria, 26, em entrevista ao Blog da Tum que vai baixar na próxima segunda-feira, dia 1º ato da presidência da Casa determinando a exoneração de todos os servidores comissionados que tenham grau de parentesco com os vereadores. "Não há resistência até por que temos que dar cumprimento a uma decisão do STF, e acredito que o ministério público vá ficar atento a isto aí", disse o presidente.

Quantos são e quem são os parentes nomeados em cargos de comissão o presidente afirmou ainda não saber ao certo. "Pode parecer estranho dizer que a gente não tenha isto levantado, mas a realidade é que os cargos mudam todo mês. Os vereadores alteram com muita frequência seus assessores, e este levantamento deve ficar pronto até o final do mês", informou.

Depois de baixado o ato do presidente da Casa começam as exonerações. Carlos Braga não soube precisar uma data limite para que todos sejam exonerados. "As exonerações começam em seguida ao ato, mas acredito que até o fim do mês todos estejam desligados". O mandato termina em 31 de dezembro.

O efeito real do ato só será sentido mesmo no próximo ano, quando os novos vereadores eleitos e empossados não poderão nomear parentes, diretamente, ou em regime cruzado (quando um nomeia em seu gabinete o parente de outro). "Eu poderia deixar esta medida para o próximo presidente tomar, mas decidi deixar o assunto resolvido", finalizou Braga. (Roberta Tum)

Comentários (0)