Câmara promove encontro e busca alternativas

Parlamentares promovem Encontro Nacional pela Sobrevivência dos Municípios. João Oliveira defende suspensão temporária da cobrança da dívida das prefeituras com o INSS...

Com o objetivo de debater a situação dos municípios e encontrar soluções para a grave crise vivida nas cidades brasileiras, foi realizado na Câmara dos Deputados o Encontro Nacional pela Sobrevivência dos Municípios.O evento, que contou com a participação de parlamentares de diversos partidos, foi presidido pelo deputado federal Ronaldo Caiado (DEM-GO), que reclamou da insensibilidade do governo em relação ao caos instalado nas prefeituras.

Para o líder do Democratas, “o governo usou os prefeitos para lançar sua candidata às eleições para presidênciaem 2010, em um grande evento aqui em Brasília, com a desculpa de discutir e solucionar os problemas dos municípios.E cadê as soluções”? cobrou Caiado. “Para completar a maldade não preparou nenhuma medida para compensar a perda dos prefeitos nessa falta de repasse aos municípios de uma concessão feita pelo governo”, afirmou o líder.

O deputado federal João Oliveira ressaltou no encontro a necessidade da adoção de medidas urgentes para solucionara grave situação vivida nos municípios. Oliveira defendeu a suspensão temporária do pagamento da pactuação com o INSS como forma de amenizar a situação.

Segundo O deputado, os municípios sofreram uma perda de 20% do Fundo de Participação dos Municípios, o que, segundo ele, representa uma queda de R$8,9 bilhões. “Esse fator inviabiliza os municípios”, disse. O vice-líder doDemocratas concluiu afirmando que o momento não é para discursos vazios e sim para buscar soluções para osproblemas dos municípios brasileiros.

Participaram do evento, além dos Parlamentares, o Presidente da Frente de Mobilização Municipalista, GilmarAlves, e o presidente da Associação Goiana dos Municípios, Abelardo Vaz Filho.

 

Comentários (0)