Candidatura de Sandoval é tida como certa ao governo, com Eduardo estadual

A nata da classe política tocantinense desembarcou em Brasília nesta terça-feira, 13, para a sessão especial em homenagem aos 25 anos de Palmas, na Câmara dos Deputados.

Sandoval: candidatíssimo a governador
Descrição: Sandoval: candidatíssimo a governador Crédito: T1 Notícias

 

A iniciativa do deputado César Halum (PRB) movimentou os dois vôos matinais, da TAM e da Gol.

 

O governador Sandoval Cardoso (SD), que foi à sessão, viajou em avião particular acompanhado de diversas lideranças políticas. Sandoval, que tem crescido dentro do grupo governista, não escondeu dos mais próximos nesta terça-feira, que é o candidato a governador em Outubro.

 

A interlocutores, o governador do mandato tampão também teria adiantado outra informação: Eduardo Siqueira Campos será candidato a deputado estadual.

 

Dois movimentos internos neste sentido já estariam em curso: o primeiro, do próprio Eduardo, que teria chamado os companheiros mais próximos a avisado que esta é a candidatura que melhor lhe possibilitaria reconstruir sua vida pública em mandato eletivo no Tocantins.

 

O segundo movimento é do próprio Sandoval, junto a prefeitos. Tudo para organizar os diretórios e acomodar a candidatura de Eduardo. Um dos que já ouviram de Sandoval a recomendação teria sido o prefeito Auri Wulange. “Ele disse ao Auri que tem que acomodar o Eduardo no Bico”, informou um dos governistas ouvidos pelo Portal.

 

Entrevistado por telefone, o ex-secretário Eduardo Siqueira foi evasivo. “daqui até junho ninguém vai ouvir de mim o que nós faremos. Só te digo  uma coisa: não estou com idéia fixa em nada. Tomarei a melhor decisão para o grupo”, disse ele ao T1 Notícias. Mas não descartou a possibilidade de ser candidato a estadual.

 

Outra coisa que o secretário adiantou: não estarão na mesma chapa majoritária ele e o pai, ex-governador Siqueira Campos.

 

Caso se confirme esta candidatura de Eduardo a estadual, o grupo deve sair com Sandoval na cabeça de chapa e Siqueira ao Senado.

 

Buscando o PP como aliado

 

O governador Sandoval Cardoso marcou, além da pauta administrativa, alguns encontros políticos em Brasília.

 

Entre eles, o mais importante para os governistas, é com Lázaro Botelho e Roberto Pires.

 

A idéia é compor com o PP na majoritária, possivelmente na vice de Sandoval. São duas as posições a serem negociadas: a vice e a suplência de Senado.

Conversam com interlocutores do governo ( são quatro trabalhando intensamente nos últimos dias), os deputados federais Angelo Agnolin -  que pode levar o PDT para a chapa de Sandoval -  e o deputado César Hallum, via Ronaldo Dimas.

 

Contemplado no mandato tampão com Tom Lyra, o PR do falecido senador João Ribeiro estaria pacificado.

 

O arrastão que os governistas pretendem fazer é grande. Além de uma chapa forte, há também a aposta na divisão do PMDB.

 

Este papel estaria destinado a Júnior Coimbra, que tem investido em mídia training em São Paulo e adiantado contratos com agência de publicidade e gráficas. Não esconde de ninguém que está determinado a bater chapa na convenção e levar o PMDB à justiça se for preciso para garantir sua postulaçãoo ao governo. Mesmo com pouco mais de 2% da preferencia do eleitorado do Estado.

 

Como diria Salomão Wenceslau lá de cima: é, pois é. É isso aí!

 

(Atualizado às 17h19)

Comentários (0)