O presidente do Partido Progressista na Capital, Carlos Franco Amastha, apresentou na manhã desta terça, 13, a primeira de uma série de propostas que o partido está desenvolvendo para a Capital em diversas áreas. Com foco na democratização do transporte público e organização da expansão urbana, a proposta foi dividida em cinco tópicos (transporte, uso e ocupação do solo, valorização da orla, zona contenção e acessibilidade) e elaborada em parceria com engenheiro e urbanista Gustavo Taniguchi, do Instituto de Planejamento Urbano de Curitiba (IPUC), que anteriormente visitou a Capital e todas as áreas da cidade.
“É imperativo impedir o crescimento territorial para além da rodovia, sob pena de gerar um custo social enorme para o município”, destacou Amastha ressaltando entre as propostas está a criação de um terminal de integração que proporcionará a inclusão da comunidade dos Aurenys, Taquari e Taquaralto ao sistema integrado de transporte e, consequentemente, o acesso fácil a todos os serviços públicos e equipamentos sociais, como postos de saúde e escolas.
“O que propomos é aproximar a população de baixa renda para centro da cidade. Quanto menor o poder aquisitivo mais próximo do centro devem morar e isso só vai facilitar o acesso ao transporte e serviços, além de diminuir o custos para poder público”, complementou ele destacando que na segunda quinzena de janeiro já foi agendada em Palmas uma reunião com representantes do Banco Interamericano de Desenvolvimento (BID) para discutir possíveis financiamentos das propostas.
“Em apenas três meses estamos propondo projetos viáveis e buscando mecanismos para que sejam implantados. Estamos pensando em Palmas e trabalhando pela melhoria da qualidade de vida da população”, finalizou Amastha.
Para o urbanista Gustavo Taniguchi, o principal é desenvolver ações a curto, médio e longo prazo. “O fundamental é termos soluções que melhorem a locomoção da população, como a implantação de um dos dois principais sistemas de transporte público em vigor, o Veículo Leve sobre Trilhos (VLT), uma espécie de metrô de superfície, eu o Bus Rapid Transit (BRT), que é sistema de ônibus. O sistema poderia ser implantado ao longo da Avenida Teotônio Segurado. Para tornar viável a implantação de qualquer um dos dois sistemas de transporte, segundo o urbanista, é fundamental o incentivo ao adensamento, em longo prazo, da população.
A proposta também prevê o incentivo à reurbanização da orla e a instalação de um espaço multimodal de transporte, aproveitando o potencial náutico do lago de Palmas, e a criação de uma zona de contenção urbana para frear o crescimento e a ocupação desordenada da Capital.
Também participaram da reunião o presidente do Sindicato da Construção Civil no Tocantins, Luciano Rocha, a presidente da CDL, Cleide Brandão, a professora de Arquitetura da Universidade Federal do Tocantins (UFT) Patrícia Orfila, e o vereador Carlos Braga (PMDB). (Da assessoria)
 
  
  
  
  
  
 
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