Carreta da Saúde chega a Almas com informação, diagnóstico e tratamento da hanseníase

Nos dias 16 á 20 desse mês a Carreta da Saúde chega a Almas, para levar informação, diagnóstico e tratamento à população sobre a hanseníase. A iniciativa, que tem como objetivo colaborar para a eliminação da hanseníase no Brasil e no Tocantins, é de ...

A Carreta da Saúde chega a Almas, na próxima semana, de 16 a 20, para levar informação, diagnóstico e tratamento à população sobre a hanseníase. A iniciativa, que tem como objetivo colaborar para a eliminação da hanseníase no Brasil e no Tocantins, é de responsabilidade da empresa Novartis, coordenada pelo Morhan - Movimento de Reintegração das Pessoas Atingidas pela Hanseníase, conta com o apoio da Secretaria de Estado da Saúde e municípios.

No veículo a população encontra uma equipe de profissionais de saúde que estarão realizando consultas para o diagnóstico de casos da hanseníase, hipertensão e diabetes, com verificação do índice de glicemia e aferição da pressão arterial.

No Estado a Carreta já percorreu 12 municípios, ficando aqui até o mês de junho. “A intenção do Governo do Estado por meio da Secretaria de Saúde é ampliar estas parcerias para realizar busca ativa de pacientes com hanseníase. Quanto mais pessoas forem diagnosticadas, maior é a porcentagem de cura e de quebra da cadeia de transmissão da doença”, disse a gerente do Núcleo da Hanseníase da Sesau, Adriana Regina Farias.

Carreta da Saúde

É um veículo de 20 metros de comprimento, equipado com seis consultórios e um laboratório para realização de exames. Seus ambientes são climatizados com ar-condicionado, banheiro, palco com sistema de som, projetor multimídia com telão e elevador hidráulico, para acesso de pessoas com deficiência e idosos. Além disso, possui gerador próprio de energia e tem capacidade para atender 15 mil pessoas por ano.

Doença

A hanseníase é uma doença infecto-contagiosa, de evolução lenta, que se manifesta através de sinais e sintomas dermatoneurológicos (lesões de pele e comprometimento dos troncos nervosos, principalmente os olhos, mãos e pés).

O diagnóstico precoce e tratamento regular evitam a instalação de incapacidades físicas e a propagação da doença. O contágio dá-se através das vias respiratórias, de uma pessoa doente portadora do Bacilo de Hansen não tratada.

Comentários (0)