A Casa Civil já conclui levantamento sobre o perfil e quantidade de servidores comissionados da estrutura da Secretaria de Governo que serão transferidos para a estrutura administrativa da polícia militar. A medida é uma determinação do governador Carlos Henrique Gaguim (PMDB) para colocar todo o efetivo da polícia nas ruas.Ao todo a Segov tem 1515 servidores comissionados.
O Secretário da Casa Civil, Antönio Lopes Braga Júnior explicou ao Site Roberta Tum que a pasta é responsável apenas pelo cruzamento dos dados dos servidores bem como pelo levantamento do perfil de acordo com o que foi pedido pelo Comando Geral da Polícia.
Ainda na próxima semana o Secretário de Governo, Carlos Braga deve receber os dados e em conjunto com o Comando vai começar a selecionar os servidores que atendem a demanda. Um dos principais problemas encontrados pela Casa Civil no cruzamento dos dados é a questão do número de funcionários que será necessários para atender a demanda, cerca de 1058.
Os servidores, ao contrário do que foi divulgado pela Segov, serão escalados em 13 municípios onde a polícia tem os comandos e não nas 139 cidades. Palmas, Araguaína e Gurupi vão receber mais comissonados. O governo terá que relocar alguns servidores para outros municípios, já que, a demanda da polícia em alguns lugares é maior do que a quantidade de comissionados da Segov. Como é o caso de Arraias, onde a polícia precisa de 32 servidores e o governo só tem 10 funcionários lotados no município.
Nesse caso, o secretário ressalta que ainda é preciso “discutir como agir”. A redistribuição dos servidores será feita, como explicou o secretário, de forma gradativa. “Essas migrações não vão acontecer de uma vez”, disse.
Em Palmas, são 560 servidores da Segov e a polícia solicitou 440. A pasta já empresta alguns servidores para outras secretarias. Os comissionados serão redistribuídos através de ato no Diário Oficial, já os militares que deixarão os cargos assumirão suas novas funções através de ato interno no Comando.
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