Cheia destrói casas e deixa famílias desabrigadas em Paranã: moradores devem ser alojados no ginásio de esportes

Em Paranã, a enchente do Rio do Tocantins também está causando transtornos e prejuízos a população. De acordo com informações do ex-prefeito do município, Hermínio Bernardes (PR), a cidade está um caos desde quarta-feira, quando o nível da água subiu...

Os moradores de Paranã, assim como os de Peixe, estão tendo prejuízos e passando por difíceis situações em decorrência da cheia no Rio Tocantins. Segundo informou o ex-prefeito da cidade, Hermínio Bernardes (PR), dezenas de ribeirinhos estão desalojados e ilhas ficaram totalmente destruídas por causa da força da água.

“A situação aqui está mil vezes pior do que em Peixe, o povo ta desalojado, muitos perderam tudo que tinham, casas até desabaram. A maior cheia que aconteceu foi em 1980, mas essa é 20 vezes pior”, pontuou o ex-prefeito.

De acordo com as informações, as estradas estão intransitáveis e a maioria dos moradores só está conseguindo salvar alguns objetos com a ajuda de voluntários. “Na quarta-feira a noite o rio começou a subir de repente e até agora o nível da água não baixou. Aqui é pior porque está a cima, e Peixe fica a baixo. Ainda bem que tem voluntários para ajudar nesta hora”, destacou.

Casas desabaram

Em entrevista ao Site Roberta Tum a prefeita Edymee de Cássio Pereira (PSD) confirmou que a situação na cidade está caótica. De acordo com a prefeita, no Porto Espírito Santo quatro casas já desabaram. “Esse porto fica cerca de 600 metros de distância da cidade, lá vivem 28 famílias e as casas que não caíram estão comprometidas, com rachaduras”, contou a prefeita.

Ainda de acordo com as informações, os desalojados devem ser levados ainda hoje para o ginásio de esportes da cidade e como informou a prefeita os impactos já são sentidos em residências mais distantes. “As casas aqui estão com as paredes úmidas em virtude do ocorrido e a situação das estradas também está precária. Já entrei em contato com a Defesa Civil, mas até o momento não obtive retorno”, pontuou a prefeita.

Monitoramento

O secretário de Meio Ambiente do município, Waller Póvoa, informou que esteve juntamente com um engenheiro e o secretário de Turismo, Osmar da Silva, visitando a região e permanece monitorando a localidade. “Nós estivemos lá, fizemos fotos para avaliar a fundo a situação e tomarmos providências. Mas já dá para perceber que o prejuízo é grande. Só nas ilhas, por cima, imagina-se em um prejuízo de 50 mil reais”, destacou o secretário.

Prejuízo

Conforme o morador, Reinaldo Póvoa, contou ao Site RT diversas ilhas ficaram destruídas. “ O dano é grande teve locais que a água levou tudo, geladeira fogão, os animais, tudo. Tenho uma propriedade que ficou totalmente destruída”, contou.

Por volta das 13 horas, enquanto nossa equipe falava com o secretário de Meio Ambiente fomos informados que água já havia chegado ao assentamento Jataí. Até o momento não registro de vítimas.

(Mais informações a qualquer instante)

Comentários (0)