Cinco projetos do executivo são aprovados

Em sessões extraordinárias na tarde de hoje, 30, deputados aprovaram dois projetos de que tratam sobre benefícios fiscais. Além desses outros três projetos relativos à educação, direitos humanos e saúde foram votados pelos parlamentares. ...

Uma das matérias que trata sobre benefícios fiscais dispõe sobre os critérios de distribuição das parcelas municipais do ICMS, da compensação recebida em transferência da União. A mudança na proposta é o acréscimo de um representante do Tribunal de Contas do Estado – TCE - no conselho especial responsável pelo cálculo do índice anual na distribuição do ICMS.

Outro projeto altera de 3% para 7% o valor do crédito fiscal para as operações realizadas por contribuinte nas aquisições de estabelecimento abatedor de carnes em estado natural, resfriadas ou congeladas e dos subprodutos comestíveis resultantes do abate de gado bovino, bufalino e suíno.

Com a nova Lei também será prorrogado de 30 de junho para 31 de dezembro de 2009 o prazo em vigor da alíquota de 8% para o ICMS nas operações com caminhão, reboque ou semi-reboque, promovidas por concessionárias ou revendedores autorizados, de 1,5%, nas com máquinas e equipamentos rodoviários, e de 10,5%, nas saídas interestaduais de máquinas e equipamentos rodoviários.

Ficou determinado também que o agente do fisco pode solicitar, por intermédio do delegado regional, a exibição judicial dos documentos fiscais, quando houver descumprimento da penúltima intimação. Na lei anterior, eram dadas somente quatro chances de intimação.

Educação e direitos humanos

Sobre educação foi aprovado um projeto que autoriza a criação de quatro novas escolas estaduais. Uma em Formoso do Araguaia, na Aldeia Wahuri, em Lizarda a Escola Estadual Ayrton Senna, em Mateiros a Escola Estadual Silvério Ribeiro e em Tocantinopolis a Escola Estadual Indigena Gohkru.

Também foi aprovado um projeto que propõem mudanças no nome, gestão, composição e funcionamento do Conselho Estadual dos Direitos da Pessoa Idosa, com o objetivo de melhorar as garantias de defesa dos idosos do Estado. Por último foi votada a lei que altera o nome do Hospital Regional de Paraíso, que agora passa a se chamar Hospital Regional Dr. Alfredo de Oliveira Bastos. (Com informações da Assessoria de Comunicação da Assembléia)

Comentários (0)