Circuito BB de Vôlei de Praia começa nesta sexta

Palmas sedia nos próximos dias 11, 12 e 13 de setembro, os jogos da ultima etapa do Circuito Estadual Banco do Brasil de Vôlei de Praia-2009, no Grupo 2. O evento acontecerá na Praia da Graciosa....

A competição da CBV- Confederação Brasileira de Vôlei e patrocinada pelo Banco do Brasil e organizada no Tocantins pela FTV- Federação Tocantinense de Vôleibol. De acordo com o regulamento, apenas atletas filiados às oito federações estaduais que formam o Grupo 2 (Acre, Amapá, Amazonas, Mato Grosso, Pará, Rondônia, Roraima e Tocantins ) poderão participar da etapa que acontece na capital.

As disputas começarão na sexta-feira, 11, com o Torneio Classificatório, que define as últimas oito vagas (quatro no masculino e quatro no feminino) para compor o Torneio Principal. São esses atletas que se juntarão a outras 16 duplas, oito de cada naipe, previamente classificadas (Oito delas indicadas pela FTV, duas pela CBV, e os seis melhores do ranking). As 12 duplas masculinas e 12 femininas serão divididas em quatro chaves com três integrantes cada.

O congresso técnico da competição será realizado às 19 horas, desta quinta-feira, 10, no caso do classificatório, e sexta-feira, 11, no caso do principal. O local escolhido é o hotel Vitória.

Após enfrentarem os rivais dos próprios grupos, no sábado, as duas duplas com melhor desempenho de cada chave participam da fase eliminatória, no domingo, composta por, quartas-de-final, semifinal e final.O Tocantins é o último estado a receber a competição que reúne duplas do Acre, Amapá, Amazonas, Mato Grosso, Pará, Roraima, Rondônia e Tocantins.

A Federação do Tocantins já divulgou as duplas que irão representar o Estado no torneio principal da competição. No feminino são: Denise/Lobo, Kamila/Mayana, Ktiúcia/Arianna e Keila/Silvania. Já os representantes masculinos são: Júnior/Augusto, Giuliano/Thiago, Alexandre/Rogério e Marcos/Thallyson. Para o Torneio Classificatório a FTV indicará, na próxima semana, mais 4 duplas em cada naipe.

Essa é a primeira edição do Circuito Estadual BB e a intenção da CBV, segundo o presidente da FTV, Ricardo Abalem Junior, é possibilitar que novos atletas aparecerem em cenário nacional. “A CBV quer dar oportunidade para todos os estados revelarem novos talentos. Atualmente o Circuito Open, que percorre 12 Estados/ano, não está conseguindo comportar o numero de duplas que se inscrevem, além de não contemplar os demais Estados. A proposta é que tenhamos competição o ano inteiro de norte a sul do País e em todos os Estados. Enquanto o Circuito Open segue sentido Sul/Norte, o Circuito Estadual desce Norte/Sul. Com isso as duplas terão uma participação mais efetiva se deslocando menos. ”, explicou ele. O Circuito Estadual BB é realizado em 27 etapas, uma em cada estado. Depois do Tocantins a competição segue para o Rio Grande do Sul.

Histórico

Essa não é a primeira competição nacional realizada no Estado. Desde 2001, a Federação tem trazido grandes competições para Palmas. Campeonato Brasileiro de Seleções (2001), Liga Nacional (2002,2203 e 2008) e o Circuito Banco do Brasil de Vôlei de Praia (2005 a 2008). Em junho deste ano, por exemplo, a arena da Graciosa também recebeu a nova geração de jogadores brasileiros, na disputa do Circuito Banco do Brasil de Vôlei de Praia- Sub 21. “Essas competições incentivam o turismo e aquece a economia da cidade. Palmas se movimenta e oferece mais opções de lazer para a população local. Outro ponto importante é a visibilidade que essas competições oportunizam ao Tocantins no cenário nacional, através da mídia e das transmissões via TV.”, explicou Abalém.

A Federação e a Superintendência do Banco do Brasil no Estado articulam o apoio do Poder Público e da Iniciativa Privada na tentativa de proporcionar a melhor estrutura possível para os atletas e o público que vai assistir aos jogos. No momento Ricardo Abalém revelou que está buscando o apoio de uma empresa de ônibus para fazer uma linha especial Praça dos Girassois/Praia da Graciosa, nos dias do evento.

A Prefeitura de Palmas, através da Secretaria de Juventude e Esporte, vai disponibilizar uma arquibancada e o restante da estrutura e as despesas com pessoal e premiação fica a cargo da CBV, que tem o patrocínio do Banco do Brasil. (Com informações da assessoria de comunicação)

Comentários (0)