Consagrado em uma época em que o cinema limitava-se a contar histórias por meio de gestos, caras e bocas, o personagem Charles Chaplin foi revivido no espetáculo Luz, Câmera... Ação!, produzido e encenado por colaboradores, professores e alunos do Serviço Social da Indústria – SESI Tocantins , que estreou na noite desta quarta, 07, no teatro do Colégio São Francisco de Assis. A segunda é última apresentação acontece nesta quinta, 08, no mesmo local, às 19:30. O ingresso pode ser adquirido na unidade SESI (104 Sul, em frente à Praça dos Girassóis) mediante troca por 1kg de alimento não perecível ou no local, mediante disponibilidade de lugares no teatro.
No espetáculo, Chaplin apresentou cenas que demonstraram a evolução do cinema, hoje uma grande indústria em virtude de seu porte, alcance e importância como instrumento de comunicação. A cada reflexão, feita por áudio e vídeos com cenas marcantes do cinema mundial, os artistas da noite demonstravam por meio da dança, forma escolhida para contar essa história, a diversidade de temas explorados pela sétima arte que hoje conta com uma grandiosidade de recursos.
A professora de dança do SESI, Cristiane Freire, responsável pela direção artística e coreografia do espetáculo, explicou que a montagem foi baseada em filmes marcantes como Missão Impossível, Dançando na Chuva, Nos Tempos da Brilhantina, os brasileiros Tropa de Elite e Eu, Tu, Eles, dentre outros. Para referenciá-los, a dança foi complementada com maquiagem, cenários e figurinos diferenciados a cada quadro. “É um espetáculo muito bonito e que acontece pela primeira vez no SESI Palmas”, destacou a bailarina pouco antes da estreia muito esperada por pais e alunos que se mostravam ansiosos no camarim.
As apresentações foram embaladas por coreografias nos ritmos de tango, jazz, balé, samba, dança de rua, forró, dentre outros, que reuniram bailarinos jovens, adultos e crianças em 15 quadros. A integração entre todos estes públicos foi destacada pelo gerente da Unidade SESI de Palmas, Edson Cabral, que dirigiu a peça e coordenou o projeto.
“É um trabalho de integração entre colaboradores, alunos, professores, fornecedores e pais de alunos, além de ser uma maneira lúdica de contar aquilo que o SESI faz, nossas atividades de lazer, de educação e responsabilidade social. É uma alegria e um prazer realizar este evento. Nós não temos experiência em realizar o espetáculo mas o carinho, a dedicação e o comprometimento de todos muito alegres de apresentar isso pra vocês”, disse.
A música também foi lembrada no espetáculo que contou com a apresentação do cantor vencedor do Festival SESI Música 2011, Silvinho Paraíba, na abertura, e com os colaboradores Izaura Ávila e Wenisklei Cavalcante, que encerraram o teatro com um cântico de natal juntamente com todo o elenco no palco.
Ao final do espetáculo, a professora Cristiane Freire foi homenageada com flores entregues pelo diretor corporativo do Sistema FIETO, Aurivan de Castro, que agradeceu em nome do presidente Roberto Pires, do superintendente do SESI Tocantins, Charles Alberto Elias, demais gestores da instituição e todo o elenco. (Da assessoria)
Comentários (0)