Com diálogos avançados sobre eleição da nova Mesa Diretora da AL, Sandoval diz buscar consenso: Damaso nega crise na base

A poucos dias da eleição da nova Mesa Diretora da AL ainda não há consenso na base governista. O deputado licenciado Sandoval Cardoso, que trabalha para ser o novo presidente com apoio dos governistas e da oposição, declarou ao Site Roberta Tum que ...

Faltando cerca de duas semanas para a data prevista para a eleição da nova Mesa Diretora da Assembleia Legislativa, marcada para o dia 5 de julho, o deputado licenciado e secretário das Cidades, Sandoval Cardoso (PSD), classificou ao Site Roberta Tum como "bastante avançado" o diálogo em torno de sua candidatura para a presidência da Casa.

"Estou conversando com todos os deputados e o que posso dizer é que os diálogos estão bastante avançados, mais com os colegas que não têm pretensão do que com os que têm.  Alguns se colocaram favoráveis e outros analisando. O que estamos buscando é o consenso, queremos o apoio da grande maioria, para termos uma eleição tranquila", disse Sandoval.

O deputado licenciado não confirmou que seu nome já esteja certo como indicação do governo, mas disse que nos próximos dias irá estreitar o diálogo nesse sentido. "Na verdade nós pretendemos nos próximos dias conversar um pouco mais sobre isto junto ao governo, para definir este retorno para disputar a eleição na Assembleia. O que posso dizer é que este é um governo tranquilo e transparente e é assim que queremos o processo de eleição na Assembleia", frisou Sandoval.

Sobre sua posição e uma possível insatisfação do grupo governista, já que o deputado no início da legislatura compunha o grupo de oposição, Sandoval disse que hoje o cenário na Casa é diferente. "Hoje não vejo mais situação e oposição, principalmente nesse ponto da Mesa Diretora. Os deputados formam uma classe. Tenho trânsito livre, não tenho dificuldade com ninguém e o melhor é que haja o consenso. Estou trabalhando para isto", destacou.

Damaso nega crise

O líder da base governista, deputado Osíres Damaso (DEM), que também já se lançou à presidência da Casa, disse ao Site RT que só manterá sua candidatura se houver um consenso em torno de seu nome. "Se for por um consenso mantenho, mas pela disputa eu não sou candidato", disse o deputado.

Damaso negou que haja uma crise na base governista relacionada ao assunto, já que nos bastidores a informação é que o os candidatos governistas estariam se sentindo desprestigiados com a possível indicação de Sandoval. Além disso, ainda não haveria sinal de consenso entre os três candidatos da base que colocaram seus nomes para a disputa, que são, além de Damaso, os deputados Amélio Cayres (PR) e José Bonifácio (PR).

"Isto tudo faz parte de um processo natural e normal e acredito que vai haver um consenso. É claro que todo mundo que almeja alcançar um cargo e não consegue fica um pouco insatisfeito, mas nada que se possa dizer que seja uma crise. Claro que também há o desejo de que o candidato seja alguém que chegou juntamente conosco na base, mas acredito que vai haver um consenso", disse Damaso, que frisou não ter recebido nenhuma confirmação clara do governo sobre a indicação de Sandoval Cardoso. "Não tem claramente certo de que o nome dele seria o do governo, mas o partido dele é da base. Ainda não saiu nada definitivamente", ressaltou.

Bonifácio candidatíssimo

O deputado José Bonifácio também falou ao Site RT sobre a eleição da nova Mesa Diretora e afirmou "sou candidatíssimo". O deputado da situação disse que espera que o governo deixe que os candidatos disputem a presidência da Casa de maneira democrática. Segundo Bonifácio, o assunto foi tratado com o secretário das Relações Institucionais, Eduardo Siqueira. "Tivemos uma reunião com o Eduardo, eu o Damaso e Amélio Cayres e colocamos nossas candidaturas e a verdade é que até agora não tem consenso. Se o governo nos deixar disputar democraticamente, que ganhe quem tiver mais voto", declarou Bonifácio.

Sobre a possível indicação de Sandoval, Bonifácio disse que oficialmente não há esta definição, mas que "seria um desconforto se o governo apontar um, pois há vários candidatos da base". Segundo Bonifácio há ainda a possibilidade de mais um deputado da base lançar seu nome na próxima semana. Da oposição, o deputado José Augusto Pugliese (PMDB) também lançou seu nome para disputa da presidência da Casa. O Site RT tentou ouvir o deputado mas não obteve sucesso.

Alteração de data

Bonifácio lembrou ainda que tramita na Casa a proposta de resolução que altera a data da eleição da Mesa Diretora. A proposta foi colocada por ele e pelo deputado Freire Jr. (PSDB). "Vamos esperar para ver se conseguimos adiar, pois se não mudar agora vai ter que mudar depois. Não tem lógica de se eleger uma Mesa Diretora quase sete meses antes da atual gestão terminar", disse o deputado.

Comentários (0)