Com energia cortada, CEM Florêncio Aires e CEM Castelo Branco suspendem aulas noturnas: Seduc garante que situação será normalizada ainda hoje

Após ter a energia elétrica cortada na manhã de ontem por falta de pagemento o Centro de Ensino Médio Florêncio Aires da Silva, de Porto Nacional, suspendeu as aulas noturnas. De acordo com o diretor o não pagamento das contas de energia se deve a at...

O corte da energia elétrica do Centro de Ensino Médio Florêncio Aires da Silva, de Porto Nacional, provocou a suspensão das aulas noturnas nesta terça-feira, 31.  Em Araguaína a mesma situação ocorreu na tarde desta terça, e os estudantes dos turnos vespertino e noturno do CEM Castelo Branco também ficaram sem aulas. De acordo com o diretor do CEM Florêncio Aires, José Rezende, o corte da energia ocorreu por volta das 9h da manhã de ontem e mesmo mantendo as aulas normalmente durante os turnos da manhã e tarde, os cerca de 80 alunos da noite tiveram de ser liberados.

“Cortaram a energia ontem por volta das 9h. Nós fizemos de tudo para não chegar nessa situação, mas não conseguimos evitar”, alegou o diretor. Segundo Rezende o não pagamento das contas de energia, que geraram o corte, se deve a falta do repasse de recursos nos últimos cinco meses de 2010 para a escola.

“Há repasses atrasados dos últimos cinco meses do ano passado e devido a isso os compromissos que tínhamos não puderam ser cumpridos, já enviamos ofícios para tentar resolver e agora estamos nessa situação de calamidade, que tem que ser resolvida rapidamente”, frisou o diretor. De acordo com Rezende as contas de água do colégio também estariam atrasadas. “Estamos tentando resolver o mais rápido possível, da melhor maneira, explicando para os alunos e pedindo compreensão”, disse o diretor. O CEM Florêncio Aires possui cerca de 750 estudantes.

Em nota a Secretaria da Educação (Seduc) informou que ao receber as primeiras parcelas do recurso do Programa de Gestão Compartilhada decorrente a 2011, a escola decidiu quitar as contas em atraso do ano passado, referentes a setembro, outubro, novembro, dezembro e janeiro. Contudo as contas de fevereiro, março e abril ficaram em aberto e devido a isto houve o corte.

Segundo a Seduc uma equipe da Secretaria já teria entrado em contato com a direção da escola e com a Celtins para negociar os pagamentos em aberto e o religamento da energia, que deve ocorrer ainda hoje. Quanto a situação no CEM Castelo Branco a Seduc informou que a mesma já está normalizada.

Confira a nota da Seduc na íntegra:

Devido a falta da gestão passada repassar os recursos da Gestão Compartilhada dos últimos cinco meses de 2010 para as escolas, algumas unidades de ensino tiveram problemas financeiros neste início de ano, como o atraso das contas de energia. No caso do Centro de Ensino Médio Florêncio Aires Silva, situado em Porto Nacional, a empresa de energia do Estado cortou na tarde dessa última terça-feira, 31, o fornecimento por falta de pagamento das contas referentes aos meses de fevereiro, março e abril.

De acordo com o diretor da unidade, José Rezende Silva, com o repasse das primeiras parcelas do recurso do Programa de Gestão Compartilhada decorrente a 2011, a Associação de Apoio à Escola decidiu então pagar as contas em atraso do ano passado, sendo elas dos meses de setembro, outubro, novembro, dezembro e janeiro deixando em aberto enquanto aguardava o repasse das demais parcelas para quitar as pendências.

Informamos, portanto, que na manhã desta quarta-feira, 1º, uma equipe da Secretaria da Educação entrou em contato com a direção da escola e também com a Celtins para negociar a dívida da unidade, ficando acertado que ainda hoje, será feito o religamento da energia.

CEM Castelo Branco

A Secretaria da Educação esclarece que a situação no Centro de Ensino Médio Castelo Branco, localizado em Araguaína, está normalizada, a empresa de fornecimento de energia elétrica tinha cortado o fornecimento de energia na tarde da terça-feira, 31, pelo atraso de quatro meses do pagamento da conta de luz.

De imediato a escola tomou as providências necessárias. A energia foi reeligada na noite da terça-feira, por volta das 20 horas, e apenas os alunos do turno da tarde e noite ficaram sem aula na terça-feira. Hoje, quarta-feira, a escola funcionou normalmente.

SECRETARIA DA EDUCAÇÃO
ASSESSORIA DE COMUNICAÇÃO

(Atualizada às 12h)

Comentários (0)