O balneário Nova Esperança será reinaugurado neste sábado, 24, em Taquaruçu. Renascer da Luz, é um novo espaço que surge com a proposta de atender as famílias com terapias, vivências, ecoturismo e hospedagem, além de preservar o meio ambiente e atender "todas as linhas espirituais do bem".
Alexandre Wahbe, um dos presidentes da comissão responsável pelo novo projeto do balneário, contou que o local havia se tornado um ambiente de destruição e poluição do meio ambiente, com festas contínuas, marcadas pelo auto consumo de bebidas alcoólicas e prostituição.
Diante da situação, um grupo de 26 pessoas, formado por terapeutas, ambientalistas e simpatizantes da causa, alugaram o local e realizaram a reforma. O ambiente, que foi visitado pela equipe do Site Roberta Tum, conta, agora, com três auditórios e cinco apartamentos para atendimento e hospedagem. “Foi preciso uma reforma intensa e um trabalho de limpeza muito forte, pois havia muito lixo e a poluição que deixaram aqui poderia ter causado muitos danos à natureza”, destacou Wahbe.
Segundo Wahbe a idéia surgiu com o objetivo de resgatar o ambiente familiar e cultural do local. O presidente explicou ainda que a programação do Renascer da Luz conta com a terapia holística para harmonização das pessoas com o meio ambiente. “Vamos oferecer massagens, atendimentos simultâneos, reiki, atendimento ocular, palestras e terapias que reúnem a paz e a harmonização do ser humano com o ambiente”, informou.
Proibido consumo de bebidas alcoólicas
A terapeuta e professora mestre Márcia Komatsuzake explicou que o trabalho que será desenvolvido traz os princípios da ergonomia que está ligado a adaptação do individuo ao meio ambiente. “O trabalho visa a melhoria não só do organismo, mas também do espiritual, do energético. O individuo vai se desenvolver no ambiente que ele está”, explicou.
Wahbe ressaltou que não será permitida a entrada e consumo de bebidas alcoólicas e todas as comidas deverão ser compradas no local, que oferece um cardápio caipira, sem carne vermelha. De acordo com o presidente, pelos serviços oferecidos será cobrado um valor simbólico para pagar os gastos e manutenção do local. “Não temos nenhum objetivo lucrativo, queremos apenas manter as despesas e todos os valores cobrados são simbólicos”, afirmou.
Atividades Sociais
O presidente informou também que atividades sociais serão oferecidas a comunidade no terceiro domingo do mês. “Sessões de terapias gratuitas serão oferecidas a comunidade a cada mês, assim podemos garantir ajuda para a harmonização do ser humano e a espiritualidade”, afirmou.
Feira na Praça Tarcisio Machado
O professor humanista Joran Oliveira Barros Júnior, explicou que na Praça Tarcisio Machado, todos os fins de semana acontece à feira, que também está ligada aos segmentos da espiritualidade. “Oferecemos uma boa alimentação, a dança, o teatro, a música e a poesia que reflete no equilíbrio do ser humano, que une o cuidado ambiental ao espiritual e ao consumir tudo natural garantimos uma qualidade de vida melhor”, afirmou.
O professor informou que alguns projetos estão sendo estudados para trazer a comunidade rural maior aproveitamento dos recursos naturais e o uso da compostagem na adubação do solo é um exemplo de preservação e enriquecimento do solo.
Barros ressaltou ainda que a importância do consumo de alimentos saudáveis e toda reação presente na natureza é conseqüência dos atos humanos. “É preciso deixar essa cultura de comer o que é bonito, mas sim o saudável, o natural. Toda reação é marcada pela ação humana e a preservação do ambiente também reflete na boa alimentação”, explicou. (Thaise Marques)
Comentários (0)