Com grande incidência de mosquitos, Prefeitura de Paraíso alerta sobre dengue tipo 4: Vigilância esclarece que caso identificado é de Monte Santo

A distribuição de panfletos pela Prefeitura de Paraíso alertando para a possibilidade do surgimento do vírus da dengue tipo 4 colocou a cidade em estado de alerta. Mesmo com a grande incidência de mosquitos por toda a cidade, o diretor da Vigilância ...

Um caso atendido no Hospital de Paraíso, de paciente portando o vírus tipo 4 da dengue, e a grande incidência de mosquitos por toda a cidade  alertada pela prefeitura através de panfletos sobre a possibilidade do surgimento do vírus da dengue tipo 4 no município está causando preocupação entre moradores da cidade, distante 60 km de Palmas. Nenhum combate ao mosquito em fase adulta teria sido adotado pelo município, o que vem gerando insegurança entre a população.

Servidora pública, uma moradora que preferiu não ser identificada, contou ao Site Roberta Tum que saiu de casa para trabalhar pela manhã e quando voltou à noite encontrou em sua caixa de correio o panfleto distribuído pelo município que alertava os riscos da dengue tipo 4. "Aqui em Paraíso onde a gente vai a cidade está tomada pelos mosquitos", informou outro morador.

A ausência do combate através do carro com o "fumacê", segundo a moradora é preocupante, devido ao fato de que a cidade está infestada de moscas e mosquitos presentes em locais como restaurantes e bares.

Antes da distribuição do panfleto a prefeitura também já havia realizado uma caminhada  pedindo à comunidade para manter os quintais limpos evitando o desenvolvimento do vírus tipo 4,

Informações oficiais

O Site Roberta Tum tentou contato com a prefeitura, mas não obteve sucesso nas ligações neste período de recesso de final de ano. Em busca de respostas sobre os riscos para a comunidade, a equipe de reportagem procurou ouvir a Vigilância Sanitária em Paraíso.

Em nota o diretor da Vigilância em Saúde de Paraíso João Armando Bandeira Rocha, informou que não foi registrado nenhum caso de pessoas contaminadas com o vírus da dengue tipo 4 e a alerta surgiu com um paciente do município de Monte Santo atendido no hospital de Paraíso.

João Armando ressaltou que é dever da vigilância conscientizar a sociedade para evitar que ocorram casos de dengue e a presença de moscas e mosquitos no período chuvoso é inevitável. Informou ainda que o carro UBV (Fumacê) está na SESAU e somente será usado quando esgotarem todas as outras ações de prevenção.

Confira a nota na íntegra:

Dengue se combate principalmente com prevenção. A educação em saúde é fundamental. Todas essas medidas somadas ao alerta a população fazem parte de uma estratégia de saúde pública, para que a comunidade tome consciência da gravidade da situação que se encontra não só Paraíso, mas todo o Estado, sem, contudo alarmar e sim para que a comunidade, realize as ações conhecidas e necessárias para eliminar os focos de larvas que haja em seu domicílio.

Não há comprovação laboratorial do vírus tipo 4 em Paraíso, o isolamento viral realizado pelo Lacen, colhido no hospital de Paraíso, o paciente era do município vizinho Monte Santo. Portanto há suspeita de circulação do vírus, cabe a nós que fazemos vigilância em Saúde alertar a população, para que ela possa acentuar ainda mais as ações de combate ao mosquito.

O carro UBV (Fumacê) está na SESAU e pode ser usado pelos municípios como medida de prevenção contra o mosquito adulto, quando esgotarem todas as outras ações de prevenção.

João Armando Bandeira Rocha

Diretor de Vigilância em Saúde

Comentários (0)