A Presidente da Confederação da Agricultura e Pecuária do Brasil (CNA) e da Federação da Agricultura e Pecuária do Tocantins (Faet), senadora Kátia Abreu, promove nesta segunda feira, 26 de março, o seminário Nacional “Caiu na Rede é Lucro” para estimular a produção de peixe no País. Hoje o Brasil ocupa o 18º lugar no ranking mundial de pesca, segundo o Ministério da Pesca. Em 2009, o Brasil produziu 1.156.423 toneladas de pescado, um crescimento de 0,80% em relação a 2008.
No Tocantins o desafio é dobrar a produção, passar das atuais 7.500 toneladas de peixe por ano para 15.000 toneladas. Para que isso ocorra a CNA e a Faet vão investir na qualificação de mão de obra. O trabalho será desenvolvido pelo Sistema Faet/Senar, em parceria com Ruraltins, Adapec, Embrapa, Seagro. A expectativa da Faet este ano é oferecer treinamento de 40 horas em “Preparação de Viveiros para Povoamento” para 300 trabalhadores. E qualificar cerca de 500 piscicultores com curso de 120 horas de “Povoamento de Viveiros” e “ Manejo de viveiros” Para diferenciar o produto Tocantinense será criado o Amazônia, selo que irá atestar a qualidade do pescado de Tocantins.
O potencial do Estado é grande, hoje possui cerca de mil produtores e apenas quatro frigoríficos com o selo de inspeção federal. Há 120 mil hectares de lâminas de água em barragens, 25 mil hectares de áreas propícias à instalação de viveiros. No Tocantins também estão sendo instaladas oito unidades produtoras de alevinos que são responsáveis pela produção de aproximadamente 40 milhões de larvas, alevinos e pós-larvas de espécies nativas como a caranha, cachorra, piau, pirarucu e tambaqui.
O seminário contará com a presença do Ministro da pesca, Marcelo Bezerra Crivela, do Governador Siqueira Campos, secretários de estado, produtores rurais e presidentes de sindicatos, que debaterão os seguintes temas: Peixe - A Nova Fronteira do Agronegócio, Como Vender o Peixe, O Mercado Brasileiro e Mundial, Peixe dá Lucro? E o Potencial do Peixe no Tocantins.
O seminário acontece na sede da Faet em Palmas, das 8h da manhã às 18h. A inscrição pode ser feita no local e é de graça. (Assessoria)
Comentários (0)