Com presença de cem competidores, Copa Basa de Canoagem tem início nesta sexta: atletas esperam competição acirrada

A Copa Basa Tocantinense de Canoagem, que acontece na Praia da Graciosa, já está com a estrutura quase pronta. A expectativa dos competidores tocantinenses é de que a prova seja dura e bastante competitiva, graças ao elevado nível dos atletas partic...

A estrutura para a primeira edição da Copa Basa Tocantinense de Canoagem está quase pronta. O evento será realizado na Praia da Graciosa, às margens do Lago da Usina Hidrelétrica Luiz Eduardo Magalhães, e deve contar com a presença de cerca de cem competidores de estados como Paraná, Pará, Distrito Federal e Tocantins.

A expectativa dos competidores tocantinenses é de que a prova seja dura e bastante competitiva, graças ao elevado nível dos atletas participantes. De acordo com o tocantinense, Rogério Índio - que foi campeão sul americano em 2011, a grande dificuldade da competição é o sei formato, que é de maratona.

Segundo o competidor as provas em formato de maratona exigem mais preparo físico e mais resistência dos atletas. “Estamos acostumados com provas de velocidade, que são baseadas na explosão da largada. Na maratona o segredo é a estratégia da prova”, revelou Índio para a equipe de reportagem da Sejuves.

Para Ton Fernandes, presidente da Federação Tocantinense de Canoagem, o evento é uma oportunidade para que o público tocantinense acompanhe os principais atletas do estado, na categoria em atuação. O presidente enfatizou que muitos dos competidores são integrantes da seleção brasileira de canoagem.

Hílio Bassi, técnico da assessoria de parcerias da Secretaria da Juventude e dos Esportes, destacou que a competição é uma iniciativa com a intenção de estimular o uso do lago para a prática esportiva. “O lago tem um grande potencial para provas aquáticas, pensando nisso o secretário Olyntho Neto pediu que montássemos projetos que estimulassem estes esportes”, disse ao contar que novos projetos para o Lago da UHE de Lajeado estão em estudo.

O evento

A Copa Basa de Canoagem será iniciada na sexta-feira, 22, ás 19 horas, com um congresso técnico com todas as equipes participantes. O encontro servirá para repassar aos competidores dados técnicos do evento.

Na manhã do sábado, 23, a partir das 8h, terão início as provas no lago de Palmas. O encerramento das atividades deverá ocorrer por volta das 17 horas. (Assessoria)

 

Comentários (0)