Com programação para 12 cidades pólos, Flit terá como tema a Sustentabilidade: descentralização atende pedido do governador

Foi lançada na manhã desta terça-feira, 3, a Feira Literário do Tocantins (Flit). O tema da feira, que acontece no período de 6 a 15 de julho, na Praça dos Girassóis e em mais doze cidades do Estado é "Sustentabilidade, Preservar para não Faltar...

O secretário estadual de Educação, Danilo de Melo, lançou nesta terça-feira, 3, no Memorial Coluna Prestes, em Palmas, a Feira Literária do Tocantins (Flit). O tema da feira, que vai acontecer no período de 6 a 15 de julho, na Praça dos Girassóis em mais treze cidades do Estado será “Sustentabilidade”. Na edição deste ano, Flit terá mudanças na estrutura e na programação.

Segundo informações repassadas pelo secretário, a descentralização da feira para as regionais se deve uma iniciativa do governador Siqueira Campos que tem o objetivo de descentralizar as ações. “O governador pediu para descentralizarmos as atividade de forma que a cidades pólos pudessem ter acesso a mesma programação de forma que em cada Flit teremos apresentações culturais, jogos estudantis, livrarias e um show nacional”, informou.

Nova estrutura

O secretário informou também, que na estrutura deste ano haverá algumas adaptações no espaço físico. “Vamos fazer pequenos reparos na estrutura, todas atividades ocorrerão na Praça dos Girassóis e não mais na Assembléia e no Tribunal de Contas como ocorreu no ano passado, fazer mudanças também no espaço Criança e Café Literário, no teatro e na música”, declarou.

Aquisição de Recursos

Danilo informou ainda, que parte dos recursos que serão investidos na feira virão de emendas parlamentares do senador Vicentinho Alves (PR) e do deputado federal Eduardo Gomes (PSDB), Segundo o secretário, no total os recursos somam quase um milhão de reais. “O edital para capitação de recursos será lançado nos próximos dias, mas já temos cerca de um milhão de reais, fruto de emendas parlamentares do Senador Vicentinho Alves e do deputado Federal, Eduardo Gomes. Além disso, com a regionalização, nós vamos economizar também”, ressaltou.

O secretário de Desenvolvimento Sustentável e Meio Ambiente, Divaldo José da Costa Rezende, também presente no evento, declarou que o tema deste ano vai beneficiar a comunidade como um todo. “Nós vamos trabalhar com duas equipes para a elaboração de projetos que tragam recursos, pois queremos que a sustentabilidade e o desenvolvimento estejam no dia a dia do nosso povo”, frisou o secretário.

Programação e Homenageados

A Flit deste ano inicia no dia 12 de abril na cidade de Arraias e encerra em Palmas no dia 15 de julho. Ao todo, a Flit percorrerá 12 cidades pólos com uma programação similar as da Capital. Música, teatro, gastronomia, cinema, esporte, oficinas e palestras fazem parte da programação da feira.

Nesta Edição, a professora tocantinense Margarida Lemos será a homenageada regional.Nacionalmente, nomes como os de Regina Duarte, Luís Carlos Prestes, Ana Botafogo, Jorge Amado, Cândido Portinari, Luiz Gonzaga, dentre outros serão homenageados.

 

Presenças

Participaram do evento representando as instituições parceiras, o secretário da Juventude e Esporte, Olyntho Neto, da Cultura, Kátia Rocha, do Meio Ambiente, Divaldo José da Costa Rezende, o presidente da Academia Tocantinense de Letras, Odir Rocha, o deputado estadual, Ozires Damaso e o gerente regional do Sesi no Tocantins, Edson de Oliveira Cabral, que na ocasião assinou um convênio com a Seduc para realização de capacitação de profissionais que atuam na área de merenda escolar em todo o Estado. A capacitação irá acontecer por meio do programa “Cozinha Brasil”, do Sesi.

Comentários (0)