Com temática ambiental, governador abre Flit e faz homenagem a Prestes e Irmã Margarida

Na abertura da Flit 2012 em Palmas, nesta sexta-feira, 6, o governador Siqueira Campos fez a leitura de um texto, de sua autoria, falando da criação do Estado e da preservação ambiental no Tocantins. Na ocasião o governador entregou uma placa de hom...

O governador Siqueira Campos realizou a abertura da Feira Literária Internacional do Tocantins-Flit, nesta sexta-feira, 6, em Palmas. Na ocasião o governador fez a leitura de um texto, de sua autoria, falando da criação do Estado e da preservação ambiental no Tocantins. Ainda durante a leitura homenageou a equipe responsável pela organização, agradeceu a participação dos convidados e falou das atividades que serão desenvolvidas.

Ainda em seu discurso o governador considerou a ocasião um momento de interação e aprendizado. “Espero que essa convivência enriquecedora de conhecimento desses dias leve de volta a alegria para cada um que participar da Flit. Agradeço a todos os colaboradores e que no futuro caso encontre algum de vocês presentes aqui hoje, esse momento possa ser lembrado com felicidade”, afirmou Siqueira.

Momento histórico

Em seu pronunciamento o secretário de Educação, Danilo de Melo, ressaltou a importância das atividades que serão desenvolvidas na Flit e chamou atenção para o 1° Encontro Nacional da Academia de Letras e a concretização do projeto Plano Nacional do Livro e da Leitura com a presença do ministro da educação Aloizio Mercadante, no próximo dia 12. “Vamos fazer essa grande viagem literária e cultural que o povo do Tocantins merece. Nós temos a necessidade da leitura e é um momento importante que considero histórico no Tocantins” afirmou.

Ao Site Roberta Tum o secretário considerou a realização da Flit resultado do esforço do Governo do Estado junto com os parceiros. De acordo com Melo a Feira Literária é também a valorização da dança, do teatro, da música que são usados em favor da educação e cultura.

Ainda de acordo com o secretário a Flit que aconteceu nos 12 municípios no interior do Estado serviu de motivação e incentivo e à leitura a cultura da comunidade. “A comunidade teve uma participação significativa nas atividades e também movimentou a economia local”, ressaltou.

Homenageados

O governador entregou a Almir Gonçalves Júnior, irmão da professora Magarida Lemos, homenageada da Flit desse ano, uma placa em agradecimento e reconhecimento do trabalho desenvolvido pela professora. Margarida faleceu no último dia 13 de junho.

Gonçalves ao Site RT falou da emoção e gratidão pela homenagem. “Esse é um momento que recebo com muita emoção pelo reconhecimento da grande mulher que foi minha irmã. Ela não está no meio de nós, mas me sinto honrado e com certeza ela mereceu tal prêmio”, afirmou Lemos.

Maria Prestes

Ainda na ocasião a esposa do militar e político Luís Carlos Prestes, Maria Prestes também recebeu uma placa de homenagem. Ao Site RT Maria falou da amizade do marido com o governador Siqueira Campos.

“O governador Siqueira Campos foi amigo do Luís, estiveram juntos em muitas conquistas e me sinto honrada pela homenagem recebida. Além do museu pelos 100 anos do meu marid,o que é um legendário na história brasileira, hoje é tamanha a felicidade de representa-lo aqui”, afirmou.

Flit

O público visitante esperado está estimado em 500 mil pessoas, consolidando o evento como a maior feira literária e cultural do norte e nordeste do Brasil.

Confira algumas das atrações

Auditório da FLIT

Nove palestras nacionais e duas sessões de autógrafos

Café literário

68 lançamentos, oito palestras nacionais, 15 palestras regionais e quatro recitais

Formação continuada

65 palestras

Oficinas

49 Oficinas

Estação cordel

16 cordelistas nacionais

Alguns shows nacionais

Lulu Santos, Padre Reginaldo, Orquestra Sinfônica de Teresina, Balé Bolshoi, Raíces de América, Paralamas do Sucesso, Zeca Baleiro (vai lançar um livro), Renato Teixeira, Nando Cordel, Elba Ramalho.

Programação internacional

Banda Ataque 77

Comentários (0)