Começa hoje I Encontro GLBT do Estado

...

Começa hoje, sexta-feira, 20 e continua amanhã, 21 em Palmas, no auditório do Hotel Victória Plaza, o I Encontro Estadual GLBT do Tocantins, com o tema “Direitos Humanos, Saúde e Cidadania GLBT”.O evento organizado pela Associação Grupo Ipê Amarelo Pela Livre Orientação Sexual – GIAMA, contará com representantes das  cidades de Araguaina, Augustinópolis, Colinas, Miranorte, Porto Nacional, Gurupi e Palmas.O evento é aberto ao público e começa nesta sexta-feira, a partir das 19h30 .

O Congresso tem o apoio do Programa Estadual de DST/AIDS da Secretaria Estadual de Saúde, do  Programa Municipal de DST/AIDS da Secretaria Municipal de Saúde de Palmas, da Coordenadoria da Mulher, Direitos Humanos e Equidade da Prefeitura de Palmas e da Coordenação Ecumênica de Serviços – CESE.

Estarão presentes o presidente da Associação Brasileira de Gays, Lésbicas, Bissexuais e Transgêneros – ABGLT,  Toni Reis, representantes do Governo Estadual, da Prefeitura de Palmas e do Programa Nacional de DST/AIDS do Ministério da Saúde.

O objetivo do encontro é discutir o Plano Nacional de Enfrentamento das DST/AIDS do Ministério da Saúde, a política estadual de Direitos Humanos e Cidadania dessa população, oriundo das propostas da I Conferência Estadual GBLT do Tocantins, realizada em 2008.

Em entrevista ao Blog da Tum, o organizador do evento e  presidente do GIAMA, Silvânio Mota, diz que "o encontro representa o caminho para discutir estas questões na sociedade, principamente no Tocantins, onde as demandas do público LGBT ainda não são discutidas", frisou o presidente.

Embora à nível nacional a sigla GLBT tenha sido aterada para LGBT, no Tocantins ainda permanece o uso da sigla antiga. Segundo Silvanio, a delegação do Tocantins que participou da Conferência Nacional não aprovou a alteração.O foco na área da saúde não contempla diretamente a saúde da mulher lésbica, mas a organização do evento garante que a questão será abordada.

Estatísticas

De acordo com estatísticas do GIAMA e do Centro de Referência em Direitos Humanos e Combate a Homofobia de Palmas, já foram assassinados cerca de 15 homossexuais no Tocantins, no período de 2002-2008, todos com requintes de crueldade. Pesquisa realizada em 2007 na IV Parada do Orgulho Gay de Palmas, apontou que 85% dos entrevistados já sofreram algum tipo de violência, seja física ou verbal.

Levantamento do Programa Estadual de DST/AIDS da Secretaria Estadual de Saúde aponta até dezembro de 2008, 778 casos de infectados pelo vírus HIV no Tocantins, número que sobe ano a ano. Dados oficiais do MS, no entanto, esclarecem que o número de  sub-notificação é bem maior e esse número seja extremamente superior. Por isso, a importância de discutir aprevenção entre os segmentos mais vulneráveis, entre eles a população GLBT.

Primeiro encontro

Ano Passado aconteceu em Araguaína o 1° Encontro Estadual político acadêmico GLBT do Tocantins que contou com a participação de vários setores da sociedade e das organizações do Estado que lutam pela causa, inclusive o  GIAMA. Mas segundo Silvanio, o evento contemplou apenas o meio estudantil e por isso não mobilizou todo o Estado. (Com informações da Associação Grupo Ipê Amarelo Pela Livre Orientação Sexual – GIAMA)

 

 

Comentários (0)