Foi aberto na manhã deste sábado, 20, o mutirão de serviços do Dia Nacional da Construção Social (DNCS). O evento, que está na 4ª edição, é realizado neste ano na Escola de Tempo Integral Padre Josimo (301 Norte), em Palmas, das 9h às 16h. Com o tema “Meio Ambiente, Meu Ambiente”, a meta, segundo o Sindicato das Indústrias da Construção Civil do Estado do Tocantins (SINDUSCON/TO), é realizador 25 mil atendimentos para aproximadamente 8 mil trabalhadores da construção civil, mercado mobiliário e seus familiares.
O evento é promovido pelo SINDUSCON/TO e Serviço Social da Indústria da Construção do Estado do Tocantins – SECONCI/TO em parceria com o Sistema FIETO - Federação das Indústrias do Estado do Tocantins (SESI e SENAI). A ação simultânea acontece em 23 estados e no Distrito Federal.
A solenidade de abertura contou com grande público e sorteio de brindes aos trabalhadores presentes. De acordo com o presidente do SINDUSCON, Luciano Rocha, a escolha do tema “Meio Ambiente, Meu Ambiente”, foi feita em razão do segmento da construção civil interferir diretamente no meio ambiente e para que seja aliada a consciência ambiental nas atividades do dia a dia.
“Muito dos produtos e insumos que a gente utiliza nas obras são do meio ambiente. Somos responsáveis por criar uma conscientização e aliar trabalho com desenvolvimento sustentável” disse Luciano ressaltando ainda a expectativa para o DNCS. Segundo ele, o dia será marcado por muita diversão e atendimento aos trabalhadores da construção civil e familiares. “A expectativa é a melhor possível. Acreditamos que nesse 4º Dia Nacional da Construção Social, possamos fazer cerca de25 mil atendimentos em todas as áreas.”
O presidente do Sistema FIETO e do Conselho Deliberativo do SEBRAE, Roberto Pires, foi representado pelo presidente do Sindicato da Indústria Gráfica do Tocantins (SIG/TO), conselheiro Sérgio Tavares. “Estamos cumprindo a missão da FIETO. Acredito que o papel mais importante da Federação da Indústria é atender os empresários e toda equipe de colaboradores da indústria. A comunidade fica ansiosa e feliz em receber esses serviços, pois é uma oportunidade de oferecer aos trabalhadores e familiares, atendimentos que no dia a dia eles não têm tempo para procurar”, disse.
Para Luís Carlos Ianusz, colaborador da empresa Sabino Engenharia, o DNCS é uma forma de valorizar os trabalhadores da construção civil. “Fico bastante feliz com essa iniciativa. O SINDUSCON e todos os parceiros estão de parabéns pelas atividades. Sabemos que além de prestar os serviços devemos sempre manter a consciência ambiental.”
Para participar do evento, os trabalhadores devem apresentar carteira de trabalho ou algum documento que comprove o vínculo empregatício na construção civil ou mercado mobiliário. Os atendimentos seguem até 4 da tarde.
Serviços oferecidos
Alimentação
Assistência jurídica
Barraca ecológica
Corte de cabelo
Degustação e orientação - Cozinha Brasil
Maquiagem
Oficina de capacitação – SENAI/TO
Fotos 3 x 4
Estande do corpo de bombeiros
Estande do CIPAMA
Estande do Naturatins
Estande do exército
Distribuição de mudas nativas
Consultoria de moda
Emissão de carteira de trabalho e orientações sobre seguro desemprego
Jogos passivos
Karaokê
Apresentação de shows artísticos e musicais
Turma do SESINHO
Ginástica e alongamento
Brinquedos infláveis
Circuito de recreação
Desenho e pintura
Exposição e oficina de arte reciclável
Cantinho da leitura
Cinema
Pintura facial
Massagem relaxante
Tênis de mesa
Truco
Tirolesa
Atividades aquáticas
Caricaturas e expressões
Atendimento médico – Clínico geral
Atendimento médico – Pediatra
Atendimento médico – Oftalmológico
Avaliação bucal
Circuito saúde (aferição de pressão, glicemia e IMC)
DST/AIDS – distribuição de preservativos
Hemocentro e Henfil
Oficina de escovação com aplicação de flúor
Exposição de animais peçonhentos - Prevenção
Exposição de EPI"S e EPC"S – Orientação de uso
Vacinação
Exame preventivo
Oficina de primeiros socorros
(Da Assessoria)
Comentários (0)