Com o objetivo de promover um amplo debate envolvendo as políticas públicas de trabalho e emprego e proteção social foi realizada nesta terça-feira, 9, no Colégio Florêncio Aires, em Porto Nacional, a I Conferência Regional de Emprego e Trabalho Decente com a participação de 15 municípios. “Essas conferências servem de subsídio para a realização da conferência estadual, espero que as pessoas aqui representadas por cada seguimento possam dar a sua contribuição para as discussões”, frisou Gilberto Cormineiro, Secretário Executivo da Setas - Secretaria do Trabalho e da Assistência Social durante a abertura do evento.
Como etapa preparatória, o encontro aprofundou a discussão sobre temas como a erradicação do trabalho escravo e infantil, fortalecimento dos atores tripartites e do diálogo social. Participaram desta etapa 38 delegados, sendo que destes 17 serão eleitos para representar a Regional de Porto Nacional.
Para a subsecretária do Trabalho e presidente da comissão organizadora da 1ª Conferência Estadual de Emprego e Trabalho Decente, Mariza Sales, o principal objetivo é discutir e avaliar as diversas formas de trabalho para serem propostas soluções relacionadas ao tema no estado. “Nós queremos o trabalho seguro em condições humanas de serem realizadas, para isso, pedimos uma maior participação da sociedade”, solicitou Mariza.
De acordo com Marcos Lázaro Calixto, Auditor Fiscal do Trabalho “precisamos assegurar que os adultos tenham trabalho decente para minimizar o trabalho infantil, além de implementar políticas sociais para fortalecer ou criar redes de proteção social”.
A Conferência de Porto Nacional é uma das oito etapas regionais que antecedem a realização da 1ª Conferência do Trabalho Decente do Tocantins que acontecerá em Palmas, nos dias 20 e 21 de outubro.
(Da Assessoria de Comunicação)
Comentários (0)