Confirmada 1° morte gripe suína no Estado

A Sesau - Secretaria de Estado da Saúde confirma a primeira morte por infleunza A no Tocantins. A secretaria divulgou nota à imprensa informando que o resultado do exame de sorologia para Influenza A (H1N1) da paciente de 26 anos, gestante de 30 sema...

Até esta data o Tocantins registrou 38 casos confirmados da doença.

A paciente A. Q. R., 26, grávida de 28 semanas, deu entrada no Hospital Geral de Palmas no dia 23 de setembro, às 16h55, encaminhada do Hospital Dona Regina, com suspeita de pneumonia e Influenza A (H1N1). Às 18h05, após o término da avaliação feita pela equipe médica do HGP, a paciente foi encaminhada ao centro cirúrgico para realização de procedimento com o intuito de interromper a gravidez (com sofrimento fetal) na tentativa de salvar a vida da mãe; Após todas os procedimentos por parte da equipe médica, a paciente veio óbito às 19h45.

A Sesau informa que todos os protocolos necessários foram realizados, sendo que foi colhido material para a realização de exames, que foram encaminhados ao Instituto Adolf Lutz. A paciente é proveniente da cidade de Miranorte de onde veio encaminhada para o Hospital e Maternidade Dona Regina.

Combate ao vírus

A assessoria da secretária informou ao Site Roberta Tum que tanto a Sesau quanto os Hospitais de Referencia e as secretárias municipais estão preparadas para combater a doença. Foram feitas capacitações, encontros e estão todos cientes das normas do Ministério da Saúde de como proceder.

A Sesau informa ainda que o importante é intensificar a prevenção da doença, evitando lugares aglomerados, ainda mais agora, período chuvoso, onde o vírus tende a permanecer mais tempo no ambiente. (com informações da Sesau)

Comentários (0)