Com transmissão ao vivo, pelo site toma posse nesta terça-feira, 7, às 17h, no auditório do Tribunal de Contas da União (TCU), em Brasília, a nova diretoria do Instituto Rui Barbosa (IRB). O presidente do Tribunal de Contas do Tocantins (TCE/TO), conselheiro Severiano Costandrade, será reconduzido à frente do IRB, ocasião em que reassume a presidência por mais dois anos de mandato. O corregedor da corte tocantinense, conselheiro Manoel Pires dos Santos, também compõe a nova diretoria do Instituto Rui Barbosa e será empossado presidente do conselho fiscal.
O presidente Severiano Costandrade disse que priorizará a continuidade das ações de integração e modernização, intensificadas nos últimos anos. “Não podemos parar. Agora que estamos em efetivo aclive, temos que trabalhar ainda mais”, afirmou.
Durante a cerimônia também será empossada a nova diretoria da Associação dos Membros dos Tribunais de Contas do Brasil (ATRICON). O conselheiro Antônio Joaquim (TCE/MS) assumirá a presidência no lugar de Salomão Ribas Jr. (TCE/SC), enquanto que as novas diretorias das entidades foram eleitas por aclamação para o biênio 2012/13 durante o XXVI Congresso dos Tribunais de Contas do Brasil, realizado em novembro em Belém (PA).
IRB
É uma associação civil de estudos e pesquisas responsável por realizar capacitações, seminários, encontros e debates. O objetivo da instituição é aprimorar as atividades exercidas nos Tribunais de Contas do país. Também cabe ao Instituto investigar a organização e os métodos e procedimentos de controles externo e interno, para promover o desenvolvimento e o aperfeiçoamento dos serviços dos Tribunais de Contas do Brasil.
Presidentes
Severiano Costandrade - foi defensor público, procurador do Estado, presidente do Instituto Pró-Divino e secretário de Estado da Ação Social do Tocantins. Nomeado conselheiro em 2002, foi corregedor por dois mandatos e é atual presidente do TCE/TO e presidente do IRB.
Antônio Joaquim - foi deputado estadual e federal. Foi secretário de Estado de Infraestrutura e de Educação. Nomeado conselheiro em 2000, foi presidente do TCE/MT e ocupa atualmente vice-presidência da ATRICON. (Da assessoria)
Comentários (0)