Acontece nesta sexta, 6, às 9h, na sede do CRC-TO, na Avenida Teotônio Segurado a eleição da nova diretoria do Conselho Regional de Contabilidade do Tocantins. Na ocasião será eleita a nova diretoria composta pelo presidente e vice-presidentes Administrativo, de Controle Interno, de Registro, de Desenvolvimento Profissional e Fiscalização. A ex-presidente Vânia Labres concorre a reeleição, mas as chapas só serão registradas durante a plenária.
Todos conselheiros efetivos têm 30 minutos para registrarem as chapas para concorrerem as eleições. Apenas os conselheiros votam. A sessão deve ser presidida pelo conselheiro com registro mais antigo que no caso é o contador Matias Osires Nóbrega.
Entendendo as Eleições do CRC
As eleições de conselheiros são bienais e intercaladas, entre eleições de 2/3 e eleições de 1/3 da diretoria. Essa política foi adotada para que os conselhos regionais não fossem renovados de uma vez. Assim os conselheiros que permanecem no mandato passam os conhecimentos aos que se elegeram recentemente.
O Conselho é composto por uma diretoria (Presidente e vice-presidentes Administrativo, de Controle Interno, de Registro e de Desenvolvimento) e por 18 conselheiros, sendo 9 efetivos e 9 suplentes. Vale ressaltar que as eleições de 1/3, como a que acontece nesta sexta, ocorrem internamente, ou seja, entre os conselheiros e as eleições de 2/3 do conselho é aberta aos contadores registrados. (Da assessoria)
Comentários (0)